Países interessados podem se manifestar na reunião do G20 para formalização de documentos e adesão à Aliança Global contra a Fome.
O secretário do Desenvolvimento e Auxílio Social, Família e Luta contra a Fome, Marcelo Silva, anunciou hoje que a oficialização dos papéis que estabelecem a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a disponibilidade para os países interessados aderirem ao pacto será realizada no final deste mês, em São Paulo, durante a conferência ministerial do G20.
Além disso, a iniciativa visa fortalecer a cooperação entre as nações para enfrentar desafios relacionados à segurança alimentar e à pobreza, promovendo ações conjuntas para garantir um futuro mais próspero e sustentável para todos. A Aliança Global contra a Fome representa um marco importante na luta global contra a insegurança alimentar, demonstrando o compromisso dos países em trabalhar juntos para erradicar a fome em escala mundial.
Formalização de Documentos na Sede Nacional da Ação da Cidadania
A Aliança Global contra a Fome está prestes a dar um passo significativo em direção à sua consolidação. A sede nacional da organização não governamental (ONG) Ação da Cidadania, fundada há mais de 30 anos pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, será o palco do importante encontro que marcará a formalização de documentos essenciais para a iniciativa.
Abertura de Adesão e Encontro de Ministros no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, em julho, ministros de diversos países, incluindo não apenas do G20, mas também de outras nações convidadas, se reunirão para discutir a Aliança Global contra a Fome. Com representantes das áreas econômica, social, produção de alimentos, industrialização e relações exteriores presentes, o encontro promete anunciar a abertura para novos países interessados em aderir ao pacto.
Aliança Global contra a Fome: Iniciativa de Lula da Silva
A Aliança Global contra a Fome é uma iniciativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve sua origem durante a participação do Brasil na Cúpula do G20, em Nova Delhi, na Índia, no ano passado. O objetivo principal da aliança é coordenar ações, parcerias técnicas e financeiras para apoiar a implementação de programas nacionais nos países que decidirem se unir à proposta.
Adesões e Compromissos para o Combate à Fome
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a adesão à Aliança Global contra a Fome é aberta a todos os países interessados em combater a fome e a pobreza. A formalização de documentos e a assinatura de uma carta-compromisso são passos essenciais para garantir o comprometimento dos líderes mundiais com os objetivos de desenvolvimento sustentável, especialmente os relacionados à erradicação da pobreza e à promoção da agricultura sustentável.
Ampla Adesão e Apoio Internacional
O ministro Wellington Dias expressou otimismo em relação ao número de adesões que a Aliança Global contra a Fome deve receber. Países da América Latina, Caribe, América do Norte, Europa, União Africana, Liga Árabe e China já demonstraram apoio à iniciativa. A expectativa é de que o compromisso global para superar a fome e a pobreza seja fortalecido por meio da colaboração internacional e da troca de experiências bem-sucedidas em políticas de combate à fome.
Apresentação na ONU e Compromisso com o Futuro
Na próxima segunda-feira, o ministro Wellington Dias apresentará na Organização das Nações Unidas (ONU) os avanços e trabalhos já realizados para a criação da Aliança Global contra a Fome. Com a visão de um mundo livre da fome e da pobreza, a iniciativa busca unir esforços em escala global para garantir a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável em todas as nações participantes.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo