Busque práticas que promovam equilíbrio e bem-estar, evitando estresse emocional e melhorando qualidade de vida, resposta física, dor de cabeça e desordens do sono.
Desde a infância, temos ouvido que a ansiedade é uma questão comum que se manifesta em diferentes momentos da vida, muitas vezes sem que percebamos. No entanto, com o passar dos anos, ela se torna um desafio mais intenso, especialmente em um mundo onde a pressão constante e o excesso de responsabilidades podem ser muito difíceis de lidar.
A ansiedade, quando não é tratada adequadamente, pode levar a consequências graves para a saúde física e mental. Muitas pessoas entram em um ciclo vicioso, onde a ansiedade aumenta a pressão, e, por sua vez, a pressão aumenta a ansiedade. É um desafio constante que muitas pessoas enfrentam, e, em alguns casos, levam a problemas mais sérios.
A Pressão do Trabalho: Um Fator de Ansiedade
A ansiedade é uma resposta física do nosso orgão, devido aos estímulos externos. Quando o nosso sistema detecta uma ameaça, ele fica em estado de alerta para fugir ou lutar. Como reações, o coração passa a bater mais forte, os músculos ficam tensionados e o instinto pode sofrer alterações, afetando nossa qualidade de vida.
Pressão e Ansiedade: Uma Relação Direta
A psicóloga e coordenadora acadêmica da Faculdade Anhanguera, Karen Loiola, explica que o estresse pode tomar diferentes formas e contribuir para outras doenças. Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, dor no estômago, insatisfação no trabalho, depressão, falta de concentração e alterações no apetite, como comer demais ou falta de fome.
Estresse, Ansiedade e Qualidade de Vida
A relação entre trabalho e estresse é direta e pode causar ansiedade, que é a sensação de estar sob pressão e tensão. O trabalho pode estar diretamente ligado ao estresse e é o principal causa do problema. Segundo Karen Loiola, quando há cobrança excessiva das empresas para que seus colaboradores batam metas, ultrapassem os seus limites pessoais de trabalho, assumindo mais tarefas do que conseguem realizar ou, até mesmo, desvio de funções, assumindo jornadas que excedem seu horário de trabalho, pode-se desencadear o estresse e outros problemas de saúde.
Respondendo à Ansiedade de Forma Adequada
A psicóloga orienta que é necessário observar as emoções, os sinais que o corpo manifesta. Levar uma vida mais tranquila, manter a mente relaxada e reservar períodos para fazer atividades de lazer são alguns cuidados importantes para reduzir a ansiedade e a pressão. Procurar o auxílio de um psicólogo é uma alternativa que vai ajudar a trazer um caminho para o bem-estar do indivíduo. Além disso, é importante estar atento ao cuidar de si, dormir bem, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável e manter contato com amigos e familiares.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo