Cantora diz que clipe de “9-1-1” é cópia do projeto “O Clã”.
Isis Broken, uma atriz e cantora bem conhecida no Brasil por seu papel como Corina Castello na novela ‘No Rancho Fundo’ da Rede Globo, fez uma confissão inusitada durante uma entrevista no ‘Splash Show’, na quinta-feira (31). Ela acusou Lady Gaga de plágio, afirmando que elementos do videoclipe ‘O Clã’, premiado no Festival de Cinema de Vitória em 2020, foram usados no clipe de Gaga ‘9-1-1’, ou seja, copiados sem uma prévia autorização.
Para ela, a inspiração de plágio de Lady Gaga, se tornou uma experiência pessoal com a qual ela não concorda e que pode afetar a confiança dela e toda equipe do seu projeto, pois a ideia de ver seu trabalho copiados sem uma prévia autorização pode ser chocante. A atriz também defendeu o conceito de originalidade em sua carreira, acreditando que deve haver algo único em cada projeto, pois esse é o que diferencia um artista de outro. Para ela, essa foi uma experiência que pode ser filmado, mas que deve ser discutida e debatida em público para que todos os artistas possam entender o significado de plágio.
Um caso de plágio na indústria do entretenimento
A artista brasileira Isis, conhecida por sua atuação em telenovelas, como por exemplo, na novela ‘A Força do Querer’, se sentiu ultrajada ao descobrir que a cantora Lady Gaga havia plagiado seu trabalho em um clipe de música. O filme, ‘9-1-1’, faz parte do álbum ‘Chromatica’ da cantora, e Isis afirma que até o posicionamento da câmera foi copiado, sem crédito ou reconhecimento da autoria.
A inspiração para o clipe de Lady Gaga
Segundo Isis, um membro da equipe de Gaga, conhecida como House of Gaga, teria assistido ao clipe de ‘O Clã’ durante uma visita ao Brasil e ficado impressionado. Cerca de um ano depois, Gaga lançou seu próprio clipe, ‘9-1-1’, que Isis descreve como ‘idêntico’ ao seu. A artista não especificou se iniciou algum processo legal contra Gaga por suposto plágio, mas a situação gerou grande polêmica na indústria do entretenimento.
Experiências pessoais em clipe de Lady Gaga
No entanto, Lady Gaga explicou que o conceito do clipe de ‘9-1-1’ foi inspirado por uma ideia antiga do diretor Tarsem Singh, conhecido por filmes como ‘A Cela’ e ‘Espelho, Espelho Meu’. A ideia visava conectar as realidades pessoais de Gaga com as visões oníricas apresentadas no vídeo. O clipe retrata a experiência da cantora com a saúde mental e como a realidade e os sonhos podem se conectar para formar heróis dentro de nós e ao redor de nós.
A crítica ao plágio de Lady Gaga
A situação gerou uma grande crítica ao plágio de Lady Gaga, com muitos argumentando que a cantora não deu crédito ou reconhecimento à autoria do trabalho de Isis. Alguns até questionaram o porquê da Lady Gaga não ter creditado a autora do clipe, mas é importante notar que o Festival de Cinema de Cannes, onde o clipe foi exibido, ou outros eventos do mesmo tipo, podem ter sido o motivo para a falta de crédito.
Experiências pessoais e plágio
Isis detalhou como tudo teria ocorrido, afirmando que um colaborador da equipe de Gaga teria acesso ao clipe durante uma visita ao Brasil. O colaborador teria se sentido inspirado pelo trabalho de Isis e, posteriormente, compartilhado a ideia com Gaga. A artista também mencionou que a Lady Gaga havia copiado o clipe sem dar crédito à autora, o que gerou uma grande controvérsia.
A força do plágio na indústria do entretenimento
A situação destaca a importância de se dar crédito e reconhecimento à autoria do trabalho em toda a indústria do entretenimento. O plágio pode ter consequências graves, incluindo danos à reputação e a perda de credibilidade. Além disso, a falta de crédito pode levar a uma negligência com a legalidade, o que pode resultar em processos legais.
Fonte: @ Hugo Gloss
Comentários sobre este artigo