quarta-feira, 14 de maio de 2025
Notícias Sempre
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Noticias
  • Famosos
  • Esporte
  • Justiça
  • Tecnologia
  • Saúde
  • Negócios
  • Dating
  • Educação
  • Finanças
  • Imóveis
  • Marketing
  • Início
  • Noticias
  • Famosos
  • Esporte
  • Justiça
  • Tecnologia
  • Saúde
  • Negócios
  • Dating
  • Educação
  • Finanças
  • Imóveis
  • Marketing
Notícias Sempre
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Educação

Aumento de 50% de matrículas de alunos com autismo em escolas comuns: desafios na inclusão escolar.

Redação por Redação
2 de abril de 2024
em Educação
Leitura: 5 minutos
Transtorno do Espectro Autista, TEA

Thiago tem autismo e estuda em uma escola comum no interior de São Paulo — Foto: Arquivo pessoal Filho de Emanuel faz atividade com professora em escola comum — Foto: Arquivo pessoal Jary, que tem autismo, estuda em escola comum de Nova Iguaçu (RJ) — Foto: Arquivo pessoal - Todos os direitos: © G1 - Globo Mundo

Share on FacebookShare on Twitter

Apesar da maior capacidade diagnóstica, há desrespeito à lei na recusa de matrícula de alunos com deficiência. A conscientização é essencial para ampliar a captação de estudantes com TEA, porém as formações frágeis dificultam a inclusão plena.

Entre os anos de 2022 e 2023, o Brasil registrou um notável aumento na quantidade de crianças e adolescentes com autismo matriculados em salas de aula convencionais, ou seja, junto com estudantes sem deficiência: os números saltaram de 405.056 para 607.144, conforme informações do Censo de Educação Básica.

No mesmo período, foi possível observar uma maior conscientização e inclusão de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em diversos setores da sociedade, demonstrando a importância da compreensão e adaptação para garantir a igualdade de oportunidades para todos, independentemente das diferenças. Este aumento no número de matrículas representa um avanço significativo no caminho rumo à inclusão e aceitação da diversidade em nosso país.

📈 O crescimento das matrículas de pessoas com autismo

A presença desse grupo nas escolas vem crescendo a um ritmo acelerado, como é possível observar no gráfico abaixo. Em 2017, o total de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas públicas e privadas não chegava nem a 100 mil, mostra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Agora, de um ano para outro, surgiram 200 mil novas matrículas.

Há duas explicações principais para esse aumento:

  • maior capacidade diagnóstica das equipes de saúde;
  • conscientização sobre a importância e a obrigatoriedade de acolher as crianças com TEA (leia mais abaixo).

➡️Cientistas e profissionais da educação reforçam que a convivência entre pessoas com e sem deficiência é benéfica para todos – tanto do ponto de vista social (compreensão das diferenças, cidadania, melhora na capacidade de comunicação) quanto do cognitivo (a escola deve apresentar os conteúdos de maneira que todos os estudantes possam aprender e desenvolver o pensamento lógico, o raciocínio matemático ou conhecimento histórico, por exemplo).

👎O problema é que a matrícula é só o primeiro passo – e as etapas subsequentes ainda deixam a desejar. Não basta ‘permitir’ a entrada da criança.

‘Precisamos garantir o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem. O aluno deve frequentar as aulas, aprender e participar das atividades.

Incluir é muito mais do que colocar todo mundo na mesma sala’, afirma Renata Tibyriça, defensora pública do Estado de São Paulo.

No entanto, pelo que o g1 apurou a partir de entrevistas com professores, pesquisadores, defensores públicos, familiares de pessoas com autismo e os próprios indivíduos com TEA, há ainda os seguintes obstáculos:

  • formação frágil de docentes e funcionários, que acabam indo atrás de preparo por iniciativa própria, sem apoio da escola ou do governo;
  • falta de adaptação de atividades e aulas;
  • desconhecimento sobre como agir diante de surtos de agressividade e de outros possíveis sintomas;
  • bullying;
  • cobrança de taxas extras na mensalidade (prática ilegal);
  • descumprimento do direito a um acompanhante contratado pelo colégio;
  • evasão escolar e ausência de recursos para lidar com os diferentes tempos de aprendizagem.

📈O que está levando ao crescimento das matrículas de pessoas com autismo?

O Transtorno do Espectro Autista é um grande ‘guarda-chuva’ que abarca pessoas com quadros bem diferentes – há desde aquelas de ‘grau 1’, que são mais independentes e precisam de menos suporte, até as de ‘grau 3’, que precisam de maior auxílio e não falam, por exemplo.

Em geral, os sintomas principais giram em torno de:

  • dificuldades de interação social,
  • problemas na comunicação
  • e alteração nos interesses (como resistência a mudanças de rotinas ou maneiras diferentes de brincar).

Como resumido mais acima, há duas explicações principais para o aumento de casos de TEA no mundo:

  • maior capacidade diagnóstica:

O Brasil não tem, por enquanto, estatísticas próprias sobre o número de cidadãos com autismo no país. Mas, nos EUA, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) calcula que 1 em cada 36 crianças de 8 anos seja autista.

Em 2000, era 1 em 150. Esse crescimento na prevalência do transtorno está diretamente relacionado a um maior preparo dos profissionais de saúde para detectar casos de TEA. É possível, portanto, que entre os 200 mil novos estudantes com autismo de 2022 para 2023, estejam crianças que já estavam matriculadas em 2021, mas ainda sem diagnóstico.

Ainda que o corpo médico esteja mais instrumentalizado, há um caminho a percorrer, explica Patrícia Braga, professora associada da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora da plataforma científica Pasteur USP.

‘Estamos capacitando…

✏️‘Eu tinha 4 autistas na sala, mas nenhuma capacitação.

Eu mesma procurei uma pós’, diz professora

Os professores ouvidos pela reportagem pediram para não ser identificados e tiveram seus nomes trocados. Mariana*, da rede pública de uma grande capital, chegou a ter quatro alunos com autismo na mesma turma. ‘Um era diferente do outro: um só mexia as mãozinhas sem parar; outro era bem agressivo e jogava a mesa e a cadeira, por exemplo. Eu não queria deixar ninguém no canto da sala. A coordenação me ajudou, mas acabei correndo atrás de formação por conta própria’, relata.

‘Foi um choque. O que eu ia fazer com aquelas crianças?

Fui atrás de uma pós-graduação no assunto, porque sabia que ia encontrar mais alunos que precisavam de apoio.’

Ela não teve nenhuma ajuda de custo para pagar os estudos.

Artigos Relacionados

educação média, ensino de nível médio, educação secundária;

Novas Diretrizes para o Ensino Médio: Conheça os Detalhes dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio

14 de maio de 2025
Ensino, Aprendizado, Instrução';

Educação: Desenvolvimento e Finanças na Educação, um Guia para a Execução Financeira Eficiente na Educação

14 de maio de 2025

Novas Diretrizes para o Ensino Médio: Conheça os Detalhes dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio

13 de maio de 2025
ensino, aprendizado, formação;

Resolução Estabelece Parâmetros para a Educação de Qualidade no Ensino Médio, com Foco em Itinerários Formativos Inovadores.

13 de maio de 2025

‘Nós não temos nada: não recebemos capacitação, não temos materiais didáticos apropriados. A escola não tem verba. Queremos desenvolver nosso trabalho, mas falta auxílio do governo.

O gratificante é ver, no fim do ano, que os pais não se sentiram abandonados e que a criança conseguiu se desenvolver.’

Luana*, quando estudava em um curso de formação de professores, fazia estágio obrigatório e não remunerado em uma escola pública. Aos 17 anos, mesmo sem experiência ou conhecimento adequado, ela passou a ser acompanhante de um aluno autista de 13 anos.

‘A pessoa responsável parou de ir, aí me colocaram no lugar. Eu fiquei com medo, estava insegura, não tinha preparo nenhum. Ninguém quer saber se temos suporte e se o aluno vai ser bem atendido. As escolas estão cada vez mais lotadas de alunos com deficiência, mas não vejo gente qualificada em número suficiente’, conta. ‘Na teoria, tudo é lindo.

Na prática, ninguém quer saber.’

Assim como Mariana, Luana também decidiu se instrumentalizar por conta própria e entrou na faculdade de psicologia. Atualmente, aos 23 anos, ela trabalha como mediadora de conhecimentos de um menino com TEA de 4 anos, em uma escola particular. ‘A família dele que me contratou, para que eu tenha contato com todas as terapeutas que o atendem.

Agora, sim, me sinto mais preparada.’ [entenda mais abaixo se essa prática é permitida] No ensino médio de uma rede estadual, a professora Noêmia diz que está…

Fonte: © G1 – Globo Mundo

Tags: maior capacidade diagnóstica
CompartilheTweet
Anterior

Sabesp busca oportunidades de concessões plenas fora de SP após privatização, revela presidente.

Próximo

Ibovespa amarga queda com mau humor em cena externa

Redação

Redação

Nossos jornalistas são profissionais apaixonados por desvendar a verdade e oferecer perspectivas novas sobre os acontecimentos mundiais. Especialistas em diversas áreas, eles garantem que Notícias Sempre seja sua fonte confiável de informação.

Comentários sobre este artigo

TOP DA SEMANA

extinção, dissolução;
Justiça

Extinção de empresas: a morte de uma pessoa jurídica

por Redação
31 de janeiro de 2025

Morte de uma sociedade de responsabilidade limitada equivale à dissolução de uma pessoa jurídica, processo semelhante à morte de uma...

Leia mais
publicidade, propaganda, comunicação;

Evento de Marketing e Negócios: O Poder do Marketing no Setor Empresarial – Reunindo CEOs, CMOs e CFOs para Discutir o Impacto do Marketing no Sucesso Empresarial

13 de maio de 2025
empresárias, mulheres empreendedoras, donas de negócios;

Empreendedoras Gastronômicas de Sucesso: Reconhecimento às Empreendedoras que Revolucionam a Gastronomia com Inovação e Criatividade

13 de maio de 2025
Facebook Twitter

INSTITUCIONAL

  • Início
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Últimas Notícias
  • Transparência
  • Sobre Nós

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Samba Junino: O Primo Pobre que Conquistou as Ruas de Salvador, um Patrimônio Cultural da Periferia que Nasceu no Candomblé.
  • O Quarto do Pânico: A Invasão da Gordura – Entendendo os Riscos da Obesidade e como a Gordura Afeta o Corpo

CATEGORIAS

  • Dating
  • Educação
  • Esporte
  • Famosos
  • Finanças
  • Imóveis
  • Justiça
  • Marketing
  • Negócios
  • Noticias
  • Saúde
  • Tecnologia

Divulgação de Risco-Disclaimer: © 2024 Notícias Sempre

Divulgação de Riscos - Notícias Sempre
Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros. Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite por risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário. O Notícias Sempre gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. O Notícias Sempre e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site. É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito do Notícias Sempre e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site. O Notícias Sempre pode ser compensado pelos anunciantes que aparecem no site, com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes. A versão em português deste acordo é fornecida para facilitar a compreensão, a versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Noticias
  • Famosos
  • Esporte
  • Justiça
  • Tecnologia
  • Saúde
  • Negócios
  • Dating
  • Educação
  • Finanças
  • Imóveis
  • Marketing