Planeje melhor para o próximo ano, compartilhando suas expectativas e desejos, avalie como está feito e planeje maneira de melhorar.
Antes de iniciar o novo ano, muitas pessoas se reúnem para discutir e estabelecer metas e objetivos ambiciosos para os 12 meses seguintes, reavivando os sonhos e desejos que pretendem realizar. Esse período é fundamental para refletir sobre o que se quer alcançar e como se pode trabalhar para atingir esses objetivos. "É época de rever nossas metas e renovar nosso foco", afirma fulana, gerente de marketing. "Assim como é possível mudar de vida em um ano, é possível mudar seu hábito de planejamento. O que importa é que você tenha uma sólida base para que possa alcançar seu objetivo de vida". Nesse momento, é comum que os brasileiros antecipem a reflexão sobre seus objetivos e como atingi-los.
Se os sonhos e desejos são os objetivos com que todos nascemos, o que muda é que, quanto mais velhos nos tornamos, mais metas e objetivos podemos estabelecer. De forma que, ao longo da vida, é possível mudar o que queremos alcançar e como alcançá-lo. "Nós podemos mudar os objetivos e priorizá-los com base nas necessidades e nos desejos da nossa família e da nossa empresa", diz fulana. "É importante lembrar que o plano de ação é apenas uma ferramenta e que o principal é a motivação e a determinação para alcançar seus objetivos. O que importa é que você esteja comprometido em trabalhar para atingi-los". A criação de um plano de ação bem definido é fundamental para alcançar os objetivos propostos e manter a motivação necessária para não perder o rumo.
Um Período Propício para a Concretização de Nossas Metas
É um momento propício para o crescimento e a concretização das nossas fantasias. Saber o que se deseja alcançar, ter uma missão e objetivos claros é fundamental para muitas pessoas. No entanto, a frustração surge quando o ano termina e as metas não são alcançadas ou são realizadas de forma insatisfatória. A reflexão sobre as metas não cumpridas pode levar a sentimentos de frustração, culpa e medo. Esses sentimentos negativos podem ser gerados pela sensação de que algo que se acreditava ser capaz de realizar não foi alcançado.
Compreendendo os Sentimentos Negativos
A frustração surge quando se acredita ser capaz de realizar algo que não acontece. A culpa vem quando, ao olhar para trás, se percebe que poderia ter tomado outros caminhos ou feito escolhas diferentes. Mas, é importante não se deixar levar por essa ilusão e confusão da mente. O olhar para trás deve servir de aprendizado para agir de forma diferente no presente e futuro, e não para imaginar um passado alternativo que nos puna sem oportunidade de defesa. O sentimento de medo também pode surgir, preocupando-se com a capacidade de agir de forma transformadora em uma próxima oportunidade.
Avaliando as Metas: Entre Desejos e Realidade
Um bom caminho para evitar esses sentimentos negativos é ter uma avaliação clara quando se faz a lista de metas para o novo ano. É preciso saber se a lista é composta por desejos aleatórios ou por objetivos claros e alcançáveis. Se for somente uma lista de sonhos, não haverá frustração caso não seja concretizada. Mas, se for uma lista de planejamento eficaz, é necessário estabelecer estratégias claras, como:
– O que se quer: especificar o desejo;
– Quando se quer: definir prazos;
– Estabelecer formas de avaliar os resultados durante o processo;
– Planejar como será feito.
Conhecendo o Processo e Planejando com Eficácia
É importante saber que a lista de metas pode ser feita a qualquer momento da vida. A mudança de ano é uma passagem simbólica, mas não é o único momento adequado para iniciar um processo de mudança. Se necessário, buscar ajuda profissional, como um coach e/ou psicólogo, pode ser fundamental. Técnicas como hipnose, coaching de vida e programação neurolinguística (PNL) podem ajudar a formular ideias e estabelecer meios para se motivar durante o processo de conquista.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo