Protesto em Paris contra vitória da ultradireitista Marine Le Pen nas eleições legislativas antecipadas.
O músico Chico Buarque e o ex-jogador de futebol Raí marcaram presença neste sábado (15) em uma manifestação em Paris contra o crescimento da ultradireita na França. Cerca de 250 mil indivíduos saíram às ruas em oposição às chances do partido ultradireitista União Nacional, liderado por Marine Le Pen, de obter uma vitória expressiva nas eleições legislativas antecipadas de 30 de junho e 7 de julho, reforçando a importância de combater a ascensão da ultradireita.
Diante do cenário político conturbado, é fundamental unir forças para resistir aos ideais da direita extremista e dos fascistas, que ameaçam a democracia e a diversidade. A presença de figuras públicas como Chico Buarque e Raí no protesto demonstra a mobilização da sociedade civil na luta contra a disseminação de discursos de ódio e intolerância, reafirmando a necessidade de promover o diálogo e a solidariedade em tempos de polarização política.
Ultradireita em ascensão após eleições no Parlamento Europeu
A dissolução do parlamento francês veio logo após a surpreendente derrota do Parlamento Europeu nas eleições de domingo (9), onde as forças de extrema direita tiveram um desempenho notável na escolha dos novos 720 eurodeputados. Os resultados oficiais revelaram o Partido Popular Europeu (PPE, direita) com 190 assentos; os social-democratas com 136 e os liberais do Renew com 80. Juntos, eles formam um grande bloco de 406 cadeiras, podendo se tornar uma parte crucial em questões como migração, segurança e clima.
Protestos em Paris contra a ascensão ultradireitista
Emmanuel Macron afirmou que não renunciará à presidência, independentemente do desfecho das eleições legislativas antecipadas na França. Jordan Bardella, o jovem rosto da extrema direita que almeja ser o premiê francês, tem ganhado destaque. Chico Buarque, que completará 80 anos na próxima quarta-feira (19), é conhecido por sua oposição à ditadura militar e sua constante manifestação contra a direita, como ocorreu na última eleição presidencial brasileira.
Ultradireitistas e fascistas em destaque nas redes sociais
Em Paris, o cantor Chico Buarque foi visto ao lado de um ex-jogador segurando uma bandeira do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Nas redes sociais, Raí enfatizou a participação feminina no ato e declarou ‘viva a frente popular, contra os fascistas’. Raí, que atuou no Paris Saint-Germain de 1993 a 1998, é considerado um dos maiores jogadores da história do clube.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo