Encontro para crianças, adolescentes e jovens, priorizando escolas públicas, abordando educação ambiental crítica, justiça climática, políticas educacionais e proteção da biodiversidade.
O Ministério da Educação (MEC) uniu forças com os Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para publicar a Portaria Interministerial nº 11, no dia 10 de outubro. Essa ação visa promover a conscientização sobre a importância do Meio Ambiente e sua preservação para as gerações futuras.
A 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) foi convocada com o objetivo de discutir o tema ‘Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática’. Essa iniciativa busca envolver os jovens na proteção do Ambiente e do Ecossistema, incentivando ações sustentáveis e a conscientização sobre a importância da preservação da Natureza. É fundamental que os jovens sejam os principais agentes de mudança para um futuro mais sustentável. A educação é a chave para um futuro mais verde e próspero.
Meio Ambiente: Educação e Ação
A 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) será um evento que abrangerá processos pedagógicos e dialógicos voltados à valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades, a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. O objetivo é mobilizar o público infantojuvenil a conhecer e se engajar em ações de justiça climática em seus contextos locais, promovendo a conscientização sobre a importância do Meio Ambiente.
A conferência terá adesão voluntária por parte das escolas e será promovida pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A organização ficará por conta da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). Previamente à conferência, devem ser realizados encontros nas escolas e, depois, nos municípios, nos estados e no Distrito Federal, envolvendo a comunidade escolar e a sociedade civil em prol do Ambiente.
Políticas Educacionais e Meio Ambiente
O evento também vai colaborar para a formulação de políticas educacionais que visam implementar a Lei nº 9.795/2024, sancionada em julho, que inclui, no currículo escolar, temas relacionados às mudanças climáticas e à proteção da biodiversidade. Essa conferência aporta as primeiras contribuições da educação para as políticas climáticas nacionais e internacionais, além de simbolizar o esforço de sinergias entre MEC, MMA e MCTI para políticas de educação ambiental pautadas na equidade e diversidade.
Zara Figueiredo, secretária da Secadi, destaca que ‘com essa edição da CNIJMA, vamos envolver todas as diversas escolas e comunidades escolares do Brasil na discussão do tema da justiça climática, iniciando novas políticas estruturantes de educação ambiental’. A conferência e outras formações relacionadas têm o papel de impulsionar ações e programas que estão sendo formulados, visando a proteção do Meio Ambiente e a promoção da Natureza.
Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea), constituído pelo MEC e pelo MMA. O objetivo da CNIJMA é mobilizar adolescentes e jovens do Brasil inteiro a refletir, discutir e propor ações e projetos no contexto socioambiental, além de debater seus desafios e alternativas no âmbito da escola, do município, do estado e do país como um todo. A iniciativa aconteceu, pela primeira vez, em 2003, e desde então, mais de 20 milhões de pessoas participaram das cinco edições da CNIJMA.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo