Crédito do Trabalhador via Carteira de Trabalho Digital e aplicativo mobile.
O governo lançou uma nova modalidade de consignado, chamada de Crédito do Trabalhador, que permite aos trabalhadores simular, contratar e gerenciar o consignado de forma mais prática e acessível. A partir de agora, os trabalhadores poderão realizar essas ações diretamente pelo aplicativo, site ou agências físicas dos bancos, o que facilita o acesso ao consignado.
Com a nova modalidade de consignado, os trabalhadores terão mais opções para obter empréstimo, crédito ou financiamento para atender às suas necessidades financeiras. Além disso, o consignado oferece taxas de juros mais baixas e condições de pagamento mais flexíveis, o que pode ser uma grande vantagem para aqueles que buscam um crédito ou financiamento. É importante lembrar que o consignado deve ser utilizado de forma responsável. Além disso, é fundamental ler e entender as condições do contrato antes de assinar. Com a nova modalidade de consignado, os trabalhadores terão mais controle sobre suas finanças e poderão planejar melhor seu orçamento, o que é muito importante para manter a estabilidade financeira.
Consignado: Uma Opção de Crédito Acessível
O consignado é um modelo de crédito com juros menores, uma vez que o pagamento é descontado diretamente da folha de pagamento do trabalhador. Recentemente, o Nubank, Santander e Banco do Brasil anunciaram que já disponibilizarão o crédito consignado por meio de seus canais próprios. No Nubank, a opção será disponibilizada de maneira gradual a partir de hoje (25), permitindo que os clientes acessem o menu ‘Pegar Emprestado’ na tela inicial do aplicativo mobile, escolham a opção ‘Consignado do Trabalhador’ e cliquem em ‘Simular’ para receber as informações do contrato do empréstimo consignado.
Para contratar o empréstimo consignado, o cliente precisa preencher os dados solicitados e, caso queira tomar o crédito, clicar em ‘Aceitar e Contratar’ e validar com sua senha. De acordo com o banco, após a validação, o contrato é enviado para a Dataprev, empresa do Governo Federal responsável por processar as informações, e em até 24 horas, o cliente receberá uma notificação no app com a confirmação da contratação do empréstimo consignado.
Consignado: Opções de Financiamento
No caso do Banco do Brasil, o Crédito do Trabalhador poderá ser simulado e contratado não só no aplicativo e no site, como também em terminais de autoatendimento, além das agências e correspondentes bancários. Para contratar por canais on-line, basta acessar o menu ‘Empréstimos’ e autorizar a consulta de dados na CTPS para seguir com a simulação e a contratação do empréstimo consignado. Segundo o banco, as contratações têm apresentado uma taxa média de juros bastante inferior às taxas do empréstimo pessoal, do parcelamento do rotativo do cartão de crédito e de empréstimos em financeiras, tornando o consignado uma opção atraente para quem busca um financiamento.
O BB sugere que o cliente compare diferentes propostas antes de efetivar a contratação do crédito consignado, incentivando os trabalhadores a analisarem as taxas de juros, o valor disponibilizado, prazos de pagamento e o Custo Efetivo Total (CET), escolhendo com prudência a opção mais vantajosa. O Santander informou que também irá disponibilizar o crédito consignado em seus canais próprios a partir de hoje (25), oferecendo condições melhores, mas com taxas que variam de acordo com o perfil do cliente.
Consignado: Uma Opção de Crédito para Todos
O Bradesco informou que está trabalhando para ofertar o crédito consignado CLT nos canais próprios do Banco o mais breve possível, enquanto o Itaú ainda não se manifestou sobre a possibilidade de contratar a modalidade em seus canais próprios a partir desta sexta-feira (25). O programa Crédito do Trabalhador foi criado a partir de uma Medida Provisória (MP), permitindo que profissionais do setor privado, incluindo trabalhadores rurais e domésticos, além de Microempreendedores Individuais, os MEIs, possam simular e contratar um empréstimo consignado por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, o CTPS Digital, e agora por meio dos próprios bancos, tornando o consignado uma opção acessível para todos. O consignado é um modelo de crédito com juros menores, uma vez que o pagamento é descontado diretamente da folha de pagamento do trabalhador, oferecendo uma opção de financiamento mais segura e acessível.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo