Secretarias municipais e estaduais tem até 8/12 para se inscreverem no curso. Objetivo é aprimorar práticas de gestão escolar através de aperfeiçoamento, troca de experiências colaborativas entre diretores e técnicos.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promove a abertura das inscrições para o programa de Aperfeiçoamento em Mentoria que visa capacitar os diretores escolares. Este programa faz parte do Curso de Formação Continuada para Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec).
Ao adquirir esse curso, os diretores escolares poderão desenvolver habilidades essenciais para seu cargo. A mentoria oferecida nesse curso visa auxiliar os participantes a melhorar suas práticas, desde a gestão de recursos até a tomada de decisões. Além disso, os diretores escolares poderão trocar experiências e conhecimentos com os outros participantes e especialistas do setor, o que será de extrema valia para o aperfeiçoamento de suas habilidades profissionais. Assim, os diretores escolares poderão se tornar lideranças mais eficazes em suas instituições.
Ampliando o Aperfeiçoamento na Gestão Escolar
O curso é um recurso valioso para diretores escolares, diretores e técnicos de secretarias de educação, a fim de aprimorar suas práticas de gestão. Além disso, visa fomentar a troca de experiências e soluções colaborativas para os desafios cotidianos das escolas, promovendo um aperfeiçoamento constante. Com o objetivo de fortalecer a gestão escolar de forma colaborativa, o curso oferece aulas on-line síncronas e atividades assíncronas, em parceria com universidades federais.
Trocando Experiências para um Melhor Desempenho
O curso, que será realizado em duas edições em 2025, visa na troca de experiências entre diretores escolares e técnicos das secretarias de educação, promovendo soluções colaborativas para os desafios cotidianos das escolas. A exposição a diferentes experiências e pontos de vista é essencial para o aperfeiçoamento constante, e o curso visa proporcionar essa troca de conhecimento.
A Importância da Mentoria no Desenvolvimento Profissional
O curso também incentiva que os profissionais qualificados no curso implementem ações de formação continuada baseadas na metodologia de Mentoria de Diretores Escolares nos seus sistemas de ensino. Essa proposta visa consolidar redes de aprendizado entre os diretores e fortalecer a gestão escolar de forma colaborativa. Além disso, a mentoria é uma ferramenta poderosa para o aperfeiçoamento, pois permite que os profissionais aprendam com os outros e se desenvolvam em suas funções.
Elaborando Soluções para os Desafios Escolares
O curso visa promover soluções colaborativas para os desafios cotidianos das escolas, com base em experiências e práticas de gestão escolar compartilhadas. Com o objetivo de fortalecer a gestão escolar de forma colaborativa, o curso oferece aulas on-line síncronas e atividades assíncronas, em parceria com universidades federais. A colaboração é essencial para o aperfeiçoamento constante, pois permite que os profissionais sejam expostos a diferentes perspectivas e soluções.
Desenvolvendo Redes de Aprendizado para o Aperfeiçoamento
Além de promover a troca de experiências e soluções colaborativas, o curso visa consolidar redes de aprendizado entre os diretores e fortalecer a gestão escolar de forma colaborativa. Com o objetivo de fortalecer a gestão escolar de forma colaborativa, o curso oferece aulas on-line síncronas e atividades assíncronas, em parceria com universidades federais. A construção dessas redes de aprendizado é essencial para o aperfeiçoamento constante, pois permite que os profissionais aprendam uns com os outros e se desenvolvam em suas funções.
Formação Continuada para o Desenvolvimento Profissional
O curso incentiva que os profissionais qualificados no curso implementem ações de formação continuada baseadas na metodologia de Mentoria de Diretores Escolares nos seus sistemas de ensino. Essa proposta visa consolidar redes de aprendizado entre os diretores e fortalecer a gestão escolar de forma colaborativa. Além disso, a formação continuada é essencial para o aperfeiçoamento constante, pois permite que os profissionais sejam expostos a novas práticas e conhecimentos.
Oferta de Vagas e Critérios de Seleção
O curso terá duas edições em 2025, e as vagas serão distribuídas entre as secretarias estaduais e municipais de educação. Caso a demanda seja superior à oferta, será considerado o critério de distribuição geográfica, no intuito de atender a um maior número de entes federados. Além disso, será levada em consideração a ordem de cadastramento, com prioridade para os primeiros profissionais indicados pelas secretarias.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo