Religiosos no Vaticano para Conclave da Igreja Católica
O Papa Francisco, conhecido por sua humildade e simplicidade, é uma figura respeitada em todo o mundo. Em 2013, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio surpreendeu o mundo ao ser eleito o primeiro Papa nascido na América do Sul. Durante os 12 anos à frente da Igreja Católica, o Papa nunca escondeu sua paixão pelo futebol, demonstrando que é possível ser um líder religioso e ter paixões pessoais.
Como Papa, Francisco é o líder máximo da Igreja Católica, e seu papel é semelhante ao de um Pontífice, que é o chefe espiritual da Igreja. Além disso, o Papa também é um Bispo, e seu título é o de Arcebispo de Roma. O Papa é assistido por Cardeais, que são altos dignitários da Igreja, e por Religiosos, que são pessoas que dedicam suas vidas ao serviço de Deus. É importante notar que o Papa é uma figura muito respeitada e que sua palavra é muito ouvida em todo o mundo, e que ele é um líder espiritual que busca unir as pessoas em torno da fé.
Eleição do Próximo Papa
Com a morte de Francisco, um novo conclave para eleger o próximo Pontífice, também conhecido como o Papa, será realizado a partir desta quarta-feira. Participam da votação 133 Cardeais, entre eles sete brasileiros com direito a voto e um que não pode votar, mas pode ser eleito Papa. Nenhum deles é apontado pelos especialistas em Vaticano entre os principais favoritos para suceder Francisco, o atual Papa. Mesmo assim, a pergunta fica no ar: se o próximo Papa for brasileiro, para qual time ele torce? O Papa é a figura máxima da Igreja Católica, e sua eleição é um evento de grande importância para a comunidade religiosa.
O Papa, como líder da Igreja Católica, desempenha um papel fundamental na orientação espiritual dos fiéis. O Pontífice, como também é conhecido, é o Bispo de Roma e o líder da Igreja Católica em todo o mundo. O Papa é eleito por um conclave de Cardeais, que são os principais assessores do Papa e desempenham um papel importante na governança da Igreja. O Arcebispo, por sua vez, é um Bispo que tem autoridade sobre uma província eclesiástica, e o Cardeal é um título honorífico concedido a alguns Bispos e Arcebispos.
Cardeais Brasileiros e seu Time do Coração
O ge conversou com assessores próximos, amigos, familiares e alguns dos Cardeais brasileiros para responder à questão e descobriu que todos eles têm um time do coração. O Papa, como líder da Igreja Católica, é um Religioso que dedica sua vida ao serviço de Deus e da Igreja. O Religioso, como também é conhecido, é um membro da Igreja que se dedica à vida espiritual e ao serviço dos outros. O Cardeal, como um dos principais assessores do Papa, desempenha um papel importante na governança da Igreja. O Bispo, por sua vez, é um líder espiritual que tem autoridade sobre uma diocese, e o Arcebispo é um Bispo que tem autoridade sobre uma província eclesiástica.
Último do grupo a ser promovido Cardeal, Dom Jaime Spengler é um dos mais ligados ao futebol. O catarinense natural de Gaspar é torcedor do Internacional. Na posse como Arcebispo de Porto Alegre, em 2013, recebeu uma camisa colorada como presente de outro Religioso muito ligado ao Inter, o ex-padre Claudionir Ceron, embaixador do clube. O Papa, como líder da Igreja Católica, é um Pontífice que desempenha um papel fundamental na orientação espiritual dos fiéis. O Conclave para eleger o próximo Papa será realizado no Vaticano, entre os Cardeais que têm direito a voto.
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Dom Jaime, que também preside a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), adota um tom poético sempre que perguntado sobre a rivalidade Gre-Nal no Rio Grande do Sul: ‘Faço torcida por aquele time que tem como referência uma cor quente. O azul, sabemos a partir da arte, ser cor fria!’ O único Cardeal gaúcho que participará do conclave não torce para um time de sua terra. Nascido em Cerro Largo, Dom Odilo Scherer se declara torcedor do Athletico-PR e do Santos. Ele mesmo confirma a simpatia em dose dupla. O Papa, como líder da Igreja Católica, é um Religioso que dedica sua vida ao serviço de Deus e da Igreja. O Estado de São Paulo é um dos principais centros da Igreja Católica no Brasil, e o Arcebispo de São Paulo é um dos principais líderes espirituais da região.
O atual Arcebispo do Estado de São Paulo viveu muitos anos no Paraná, o que justifica suas escolhas. Dom Odilo participou do conclave que elegeu Francisco e, à época, chegou a estar entre os cotados para suceder o Papa Bento XVI. Outro Cardeal santista é o Arcebispo do Rio de Janeiro, segundo assessores próximos. Dom Orani Tempesta é natural de São José do Rio Preto (SP) e faz parte do quarteto de Cardeais brasileiros que torce para um clube do estado natal. O Papa, como líder da Igreja Católica, é um Pontífice que desempenha um papel fundamental na orientação espiritual dos fiéis. O Vaticano é o centro da Igreja Católica, e o Conclave para eleger o próximo Papa será realizado lá.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo