Dia Nacional do Samba é celebrado com manifestações rítmicas, sendo um estilo musical genuinamente brasileiro apresentado por Donga, um dos principais compositores de samba.
O samba é uma das cores mais vibrantes da cultura brasileira, trazendo ao pé do ouvido o ritmo e a emoção em cada momento. É um gênero musical de grande importância para o Brasil, oficializado e celebrado no Dia do Samba em 2 de dezembro, remetendo à rica tradição da música afro-brasileira que se desenvolveu ao longo dos anos.
O samba é um estilo musical genuinamente brasileiro que faz parte da vida das pessoas por aqui há décadas, passando de geração para geração. Compinhando música e dança, o samba é um dos gêneros mais populares da nossa música e é considerado um dos principais elementos da nossa cultura, com uma rica história e influências que remetem às raízes africanas. Com uma grande variedade de estilos, o samba é uma expressão musical que traz alegria e alegria ao dia a dia das pessoas, seja em uma grande festa ou em uma pequena reunião com amigos e familiares, e é considerado por muitos o gênero musical mais brasileiro. Sem dúvida alguma, o samba é um gênero musical incrível que faz parte de nossas vidas e é celebrado por todo o Brasil.
Um Grito de Celebração: O Dia do Samba
A importância do Samba para o Brasil é um tema recurrente em nossa cultura, o que levou à criação de uma data especial para comemorá-lo: o Dia do Samba. Celebrado em 2 de dezembro, esse dia é um tributo ao estilo musical que nasceu nas primeiras décadas do século XX e se tornou uma verdadeira expressão da identidade brasileira. Com suas raízes nas manifestações rítmicas de povos negros escravizados, o Samba se desenvolveu ao longo dos anos, conquistando o coração da classe média e alta em todo o país.
Com origem nas primeiras décadas do século XX, o Samba é um estilo musical que nasceu das manifestações rítmicas de povos negros escravizados que, ao longo dos anos, fez sucesso nos morros e periferias, chegando à classe média e alta ao redor do país. Essa evolução foi possível graças a nomes de compositores e intérpretes como Noel Rosa, Pixinguinha, Heitor dos Prazeres e Aracy de Almeida, que contribuíram para consolidar o gênero como um dos mais populares e mais originais do Brasil.
Uma das músicas mais antigas apontadas como Samba é Pelo telefone, do compositor Donga, gravada em 1916. Ao longo dos anos seguintes, outros nomes de compositores e intérpretes contribuíram para consolidar o gênero como um dos mais populares e mais originais do Brasil.
O Samba é um grande gênero musical que, ao longo das décadas, deu origem a outros subgêneros, como: Samba-enredo; Samba-canção; Samba-de-partido-alto; Pagode; Samba-carnavalesco/marchinhas; Gafieira; Samba-rock; Samba de Roda. Em 2017, a Lei n.º 13.557 instituiu o Dia Nacional do Samba de Roda, comemorado em 25 de novembro.
O Samba é um estilo musical genuinamente brasileiro, e sua importância é tão grande que foi oficializado uma data para celebração: o Dia do Samba. Essa data é celebrada em 2 de dezembro há décadas e de maneira extra-oficial em cidades como Rio de Janeiro e Salvador. Por decreto de 1964 no antigo estado da Guanabara, atual Rio de Janeiro, a data foi instituída como Dia Nacional do Samba.
A Lei n.º 14.567, de 2023, reconheceu as manifestações das escolas de Samba, como desfiles, músicas, tradições e práticas culturais diversas, como uma manifestação da cultura brasileira. Como o Samba é celebrado? O Dia do Samba é comemorado com desfiles, músicas, tradições e práticas culturais diversas, que refletem a riqueza e a diversidade da cultura brasileira.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo