Prazo prorrogado para inscrições de estudantes do ensino médio da rede pública, especialmente concluintes dos últimos anos prejudicados por enchentes no Rio Grande do Sul.
Encerra-se às 23h59 desta sexta-feira (14) o prazo prorrogado de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024. O ENEM é uma importante avaliação para estudantes que desejam ingressar no ensino superior.
Foi estendido também o prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio, que agora deve ser quitada até 19 de junho. O ENEM é uma oportunidade para os alunos do Ensino Médio testarem seus conhecimentos e se prepararem para o futuro.
ENEM: Prazo de inscrições prorrogado para mais estudantes do Ensino Médio
Inicialmente, o prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) iria até a última sexta-feira (7), mas foi estendido para garantir que mais estudantes tivessem a oportunidade de participar da avaliação, conforme informado pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm uma semana adicional para realizar suas inscrições através da Página do Participante. Os concluintes do ensino médio em escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição, destacou o ministro ao anunciar a prorrogação do prazo.
ENEM: Inscrições de estudantes do último ano do Ensino Médio
Durante o anúncio, Santana revelou que quase 100% dos estudantes do último ano do ensino médio de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe já se inscreveram no ENEM. No entanto, em relação ao Rio Grande do Sul, mais de 70% dos alunos da rede pública que estão prestes a concluir o ensino médio este ano já estão inscritos.
ENEM: Detalhes sobre inscrição, taxa e isenção
Para se inscrever no ENEM, é necessário acessar a Página do Participante em enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser quitada até 19 de junho, sendo obrigatória para todos, inclusive os isentos, como os alunos da rede pública. O pagamento pode ser feito por boleto, PIX ou cartão de crédito. A isenção da taxa não dispensa a inscrição, pois é um requisito para realizar a prova.
ENEM: Importância e datas das provas
O ENEM é fundamental como porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado como critério de seleção por instituições públicas e privadas, além de ser necessário para programas de auxílio estudantil do governo. Não é possível se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter realizado o ENEM. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, marcando um momento crucial para os estudantes dos últimos anos do ensino médio da rede pública.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo