Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeiro permite acesso às provas do Enem a partir das 12h com fechamento às 13h. Após, redação e 90 questões em linguagens e ciências humanas.
O portal de notícias g1 está se preparando para divulgar o gabarito extraoficial do Enem 2023, um momento aguardado por milhares de candidatos. Além disso, o portal também fará uma correção ao vivo da prova, a partir das 18h30, ajudando os estudantes a entender melhor suas notas.
De acordo com a recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos deveriam sair de casa com antecedência para chegar ao local do exame às 12h, garantindo o cronograma correto. Enem é um exame fundamental para o Ensino Médio, e os resultados são determinantes para o acesso a várias universidades brasileiras, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, os candidatos devem levar RG ou documento oficial com foto, caneta esferográfica preta, cartão de confirmação, lanche energético e água em garrafa transparente.
Preparação para o Enem 2024
Mais de 4,3 milhões de candidatos estão inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começa no próximo domingo (3) com as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. A aplicação das provas de linguagens e ciências humanas será realizada em dois dias, no sábado (2) e domingo (3), e terá início às 13h30.
Horários de aplicação do Enem 2024
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Pode sair, mas sem o caderno de questões: a partir das 15h30
Pode sair da prova com o caderno de questões: a partir das 18h
Aplicação da prova no 1º dia acaba às: 19h
Aplicação da prova no 2º dia acaba às: 18h30
A partir das 18h30, o g1 divulgará o gabarito extraoficial das questões e fará a correção ao vivo com professores do curso Anglo.
Documentação necessária para o Enem 2024
RG ou outro documento oficial com foto
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar)
Cartão de confirmação de inscrição
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo)
O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala. Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não apertem. Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e eRG Digital.
Exigências do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os candidatos cheguem às 12h no local do exame. Além disso, é importante sair com antecedência de casa, conferindo antes se está com a documentação e material necessários. É também recomendável verificar se a frota de ônibus e trens está reduzida no domingo.
O local do exame consta do Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante, que pode ser acessado em https://enem.inep.gov.br/participante/. Não é obrigatório levá-lo, mas com ele em mãos facilita para localizar o prédio e a sala onde fará a prova.
Material permitido no Enem
RG ou outro documento oficial com foto
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar)
Cartão de confirmação de inscrição
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo)
Material proibido no Enem
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes da entrada na sala de aula.
O uso do celular continuará vetado após a entrada na sala de aula.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo