Unidade de ensino inaugurada em Luís Correia, Piauí, com tecnologia de ponta, sala de controle e precisão matemática para melhorar condições de trafegabilidade após processo de dragagem.
📲 Acompanhe o A10+ nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. A Escola do Mar, inaugurada no último sábado (19) em Luís Correia, é uma instituição inovadora que se destaca por ser a primeira escola de ensino médio do país a contar com um Simulador de navegação de última geração.
Esse Simulador revolucionário é um equipamento de ponta que utiliza a tecnologia mais avançada para proporcionar uma experiência de navegação realista e segura. Com ele, os alunos poderão treinar e aprimorar suas habilidades de navegação em um ambiente controlado, utilizando um modelo de simulação que se aproxima da realidade. Isso permitirá que eles estejam mais preparados para enfrentar os desafios do mar e se tornem profissionais qualificados na área de navegação. A tecnologia é o futuro da educação.
O Simulador de Navegação: Uma Ferramenta de Treinamento Avançada
O equipamento, inspirado em um modelo de Singapura, é uma ferramenta essencial para treinar pessoas e avaliar as condições do Porto de Luís Correia para o ancoramento de navios. Com tecnologia de ponta, o Simulador de Navegação é considerado o mais avançado do país, com capacidade para servir a toda a comunidade. O governador Rafael Fonteles testou o equipamento e ressaltou que o Simulador tem a melhor tecnologia do Brasil, com capacidade para servir a toda a comunidade.
O Simulador foi inspirado em um modelo de Singapura, que tem o segundo maior porto do mundo. Após uma visita ao simulador em Singapura, o governo do Piauí decidiu trazer o Simulador para treinar o transporte aquaviário. O objetivo é capacitar a juventude para aproveitar as oportunidades que vão surgir no setor. ‘Vamos fazer um convênio com a Marinha e vamos deixar à disposição de todos que trabalham com navegação. Aqui, vamos ter jovens qualificados para aproveitar as oportunidades que vão surgir’, revela o governador.
A Tecnologia do Simulador de Navegação
A diretora da Escola do Mar, Lenna Mariela, conta que a implantação desta tecnologia e dos demais equipamentos foi transformadora para a comunidade de Luís Correia. ‘É de grande importância para a qualificação dos nossos jovens. Todos os cursos são voltados para a área portuária. Atualmente, temos 378 alunos no curso técnico em pesca, portos, segurança do trabalho e logística’, avalia.
O Simulador de Navegação possui um ‘ecrã’ em escala semelhante a de um navio com diversos modos de visualização. O equipamento possui precisão matemática para definir rotas, visualização de ondas, controle do leme com tempo de resposta de uma embarcação real, ré e demais funções necessárias para o treinamento e avaliação da navegação. A sala propõe uma imersão com som e imagens que simulam, de fato, a sala de controle de um navio com todas as informações batimétricas, que é a profundidade do oceano e as condições de trafegabilidade para cada embarcação.
O Processo de Dragagem e o Futuro do Porto Piauí
O equipamento mostra, por exemplo, o processo de dragagem do Porto Piauí, que já possui 7 metros de profundidade no canal, com expectativa de chegar a até 14 metros, possibilitando o atraque de navios de até 100 mil toneladas. Com a dragagem e o aumento da profundidade do canal, será possível ampliar a pauta de exportação. O Simulador de Navegação é uma ferramenta essencial para treinar pessoas e avaliar as condições do Porto de Luís Correia para o ancoramento de navios, e é considerado um passo importante para o desenvolvimento do setor de navegação no Piauí.
Fonte: © A10 Mais
Comentários sobre este artigo