Tempestade solar geomagnética afeta telecomunicações e satélites no ciclo do Sol, segundo o Centro de Previsão do Tempo Espacial.
No dia 9 de outubro de 2024, uma intensa tempestade solar impactou o campo magnético da Terra, causando um espetáculo natural de luzes na aurora boreal em vários países. Essa tempestade foi a responsável por produzir luzes de aurora boreal em diversos países pelo mundo, incluindo Alemanha, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Nova Zelândia, Rússia e Ucrânia na noite entre 9 e 10 de outubro.
Essa tempestade solar foi classificada como uma tempestade geomagnética e causou um grande impacto na magnetosfera terrestre, resultando em um aumento da atividade auroral. A aurora boreal é um fenômeno natural que ocorre quando partículas carregadas do vento solar interagem com a atmosfera da Terra. A tempestade solar foi tão intensa que as luzes da aurora boreal foram visíveis em latitudes mais baixas do que o normal. A tempestade solar também causou interrupções em comunicações por satélite e navegação aérea em algumas regiões.
A Tempestade no Fim do Ciclo do Sol
A tempestade coincide com o término do ciclo do Sol, que se renova a cada 11 anos e, atualmente, está no seu período máximo. De outros países como Argentina, Chile e México, também foi possível avistar as luzes da aurora, mas são locais nos quais elas não ocorrem com frequência.
A Tempestade Solar e Geomagnética
De acordo com o Centro de Previsão do Tempo Espacial do Serviço Nacional de Metereologia dos EUA, a tempestade solar, também chamada de tempestade geomagnética, foi ocasionada após uma ejeção de massa coronal pelo Sol na terça-feira, 8. O Sol também liberou intensas erupções solares durante esta semana que se potencializaram junto às ejeções. A grande quantidade de radiações eletromagnéticas emitidas pelo Sol criam tempestades solares que influenciam diretamente na produção das auroras boreais.
A Formação da Aurora Boreal
A aurora boreal ocorre no Hemisfério Norte do planeta Terra. As luzes da aurora são formadas quando os ventos solares cruzam com partículas emitidas pelo Sol. A cor das luzes varia de acordo com a presença de gases na atmosfera, que também interagem com os elétrons e prótons liberados pelo Sol.
O Impacto da Tempestade
‘Tempestades geomagnéticas podem impactar a infraestrutura em órbita terrestre e na superfície da Terra’, afirmou o Centro de Previsão. O instituto classificou a tempestade como nível 4, em uma escala de 1 a 5. Com este tipo de fenômeno, também é comum que ocorram falhas nas telecomunicações, nos satélites e na rede elétrica.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo