Processo seletivo reserva 50% das vagas para Fies Social, inscritos no CadÚnico, renda até meio salário mínimo.
As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão abertas, com o objetivo de atender aos estudantes que desejam continuar os seus estudos em instituições de ensino superior. Neste contexto, o Fies é uma instituição pública que financia o acesso à formação superior de estudantes menos favorecidos, garantindo assim a inclusão de todos nessa jornada.
Para participar do processo seletivo do Fies, o estudante deve se inscrever em um dos dois processos seletivos disponíveis. O primeiro processo seletivo oferece 67.301 vagas para o primeiro semestre de 2025, enquanto o segundo processo oferece 44.867 vagas para o segundo semestre de 2025. Para se candidatar, é necessário realizar o cadastro no CadÚnico e realizar a inscrição no Fies Social através do sítio eletrônico do Fies Seleção no endereço www.fies.selecao.cenpec.org.br e acessando a plataforma do Fundo de Financiamento Estudantil disponível no endereço www.fies.gov.br.
Fies: Inscrições Abertas para Ensino Superior
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está recebendo inscrições para o primeiro semestre de 2025, e a inscrição é gratuita e exclusivamente online. Os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para realizar o processo seletivo. É importante mencionar que o Fies é um programa fundamental do Ministério da Educação (MEC) que visa financiar estudantes em cursos de graduação em instituições de educação superior privadas.
Regras e Procedimentos
As regras para as inscrições estão disponíveis no Edital nº 3/2025. O sistema identifica automaticamente os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar média per capita de até meio salário mínimo, garantindo-lhes acesso às vagas reservadas no Fies Social. O Fies Social reserva 50% das vagas para esses candidatos.
Passo a Passo para Inscrição
A inscrição pode ser feita da seguinte forma:
1. O candidato deve acessar a página do Fies no portal Acesso Único e clicar no botão ‘Inscreva-se’.
2. Em seguida, o usuário é direcionado para a página do Fies Seleção, em que deve clicar no botão ‘Entrar com gov.br’.
3. Na tela seguinte, o candidato deve fazer login com a sua conta gov.br.
4. Depois, na próxima tela, o candidato precisa preencher os campos com os dados pessoais.
5. Após colocar todas as informações, basta clicar em ‘Gravar e avançar’.
6. A próxima etapa refere-se à autodeclaração do perfil étnico-racial do candidato para concorrer às vagas reservadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência.
7. Também é necessário informar a escolaridade e declarar estar ciente dos dados fornecidos.
8. Feito isso, o próximo passo é escolher os três cursos desejados.
9. Nessa etapa, o candidato seleciona a instituição de ensino, preenchendo estado, município e curso pretendido.
10. É possível repetir essa ação mais duas vezes, elencando a ordem de prioridade entre as opções escolhidas.
11. No passo seguinte, basta preencher os campos com os dados financeiros do candidato e de cada membro da sua família.
12. Feito isso, é preciso revisar todas as informações preenchidas e, caso esteja tudo certo, basta confirmar a inscrição.
13. Concluída a inscrição, é importante que o candidato salve o comprovante com a chave de segurança.
14. Ele poderá, ainda, acompanhar sua colocação e a nota de corte na(s) modalidade(s) de concorrência das opções de cursos selecionadas.
Fies Social – Reservas e Vagas
O Fies Social foi instituído pela Resolução nº 58/2024 e reserva 50% das vagas para os candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A base de dados corresponde à situação do CadÚnico na data de 11 de janeiro de 2025. No caso dessas pessoas, também será possível solicitar a contratação do financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Fundo de Financiamento Estudantil
O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram à política e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Pode se inscrever no Fies quem tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e tiver obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior à nota de corte da edição do Enem do mesmo ano.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo