O índice de preços de gastos com consumo registrou variação de 0,2% no mês passado, ficou estável em relação ao anterior.
Os efeitos da alta inflação nos preços de consumo e serviços no país podem ser sentidos nos próximos meses, segundo especialistas. Na medida em que a inflação aumenta, o custo de vida dos brasileiros também tende a subir. Isso pode afetar diretamente o poder de compra das pessoas, tornando-as mais cautelosas com suas despesas.
Para combatê-la, o Banco Central (BC) pode aumentar a taxa de juros, o que pode adicionar mais custos para as pessoas que precisam emprestar dinheiro. Isso, por sua vez, pode desacelerar os investimentos e a economia. O PCE, indicador de inflação mais próximo da realidade dos consumidores, também pode ser considerado ao tomar decisões sobre os juros.
Outubro: inflação segue com fôlego no PCE americano.
O índice de preços ao consumo pessoal (PCE) americano subiu 0,2% em outubro no comparativo com o mês anterior, de acordo com o Escritório Federal de Análise Econômica dos EUA (BEA), informando que o mercado esperava esse nível de alta. A inflação anualizada, por sua vez, ficou em 2,3%, acelerando em relação ao mês anterior, quando havia avançado 2,1%. O núcleo do PCE, que exclui preços mais voláteis, como alimentos e energia, esteve em 0,3% em outubro, dentro da expectativa do mercado, que esperava avanço de 0,3%. A estabilidade em relação ao mês anterior não foi o único dado relevante, pois o indicador também se manteve estável em setembro. Na base anual, o núcleo ficou em 2,8%, em linha com a expectativa e acima do mês anterior, quando avançou 2,7%. Já os juros, como ficam? Na última reunião do Fed, que será realizada no dia 18 de dezembro, a aposta majoritária (66%) é que os juros sejam cortados em mais 0,25 ponto percentual, a partir de 1,5% ao ano. Contudo, a aposta em uma pausa nos cortes após a eleição para a presidência dos Estados Unidos não é desprezível, já que a política protecionista do novo presidente Donald Trump é vista como potencialmente inflacionária.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo