Aposentados devem conferir extrato do INSS para verificar descontos associativos e valores irregulares no aplicativo Meu INSS
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está tomando medidas para notificar os segurados que podem ter sido afetados por descontos indevidos. O INSS é responsável por garantir que os segurados recebam os benefícios de forma justa e transparente. É importante que os segurados fiquem atentos às notificações do INSS para evitar qualquer tipo de prejuízo.
Nesta terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social vai notificar os aposentados e pensionistas que podem ter sido prejudicados em razão de descontos associativos indevidos. Os segurados devem verificar se estão incluídos na lista de notificação do INSS e tomar as medidas necessárias para regularizar sua situação. É fundamental que os aposentados e pensionistas estejam cientes de seus direitos e protejam seus interesses. O INSS está trabalhando para garantir que os segurados sejam tratados de forma justa e recebam o que lhes é de direito.
Entendendo o Processo de Devolução do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, está trabalhando para devolver os valores descontados indevidamente dos segurados, aposentados e pensionistas. Através do aplicativo Meu INSS, os beneficiários poderão verificar se foram vítimas de descontos associativos não autorizados e solicitar o ressarcimento dos descontos. É importante lembrar que o INSS é o principal responsável por essa devolução, e os segurados devem estar atentos para não cair em golpes.
Os descontos associativos, que foram feitos sem a autorização dos segurados, serão devolvidos na próxima folha de pagamento, que vai de 26 de maio a 6 de junho. Além disso, os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades e associações em vigor foram suspensos, o que significa que os segurados não precisam solicitar o cancelamento e não precisam ir até uma agência do INSS. O INSS está trabalhando para garantir que os segurados sejam informados sobre os descontos e os valores envolvidos, e que possam solicitar o ressarcimento dos descontos de forma fácil e segura.
Verificando os Descontos no Aplicativo Meu INSS
Para verificar se foram vítimas de descontos associativos, os segurados devem acessar o aplicativo Meu INSS e seguir os passos: acessar o site ou aplicativo Meu INSS, inserir login e senha do Gov.br, clicar em ‘Consultar Benefício’ e, em seguida, em ‘Extrato de Pagamento’. Em seguida, é necessário clicar no mês que aparece e verificar se há descontos de mensalidades associativas. Se houver, o segurado pode solicitar o ressarcimento dos descontos. O INSS alerta que o único canal para saber se foi vítima da fraude dos descontos é o aplicativo Meu INSS, e que não haverá contato por telefone ou envio de mensagem SMS para celular.
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram desconto de mensalidade associativa não autorizado no contracheque de abril vão ter o dinheiro devolvido na próxima folha de pagamento. Além disso, as demais mensalidades foram descontinuadas, o que significa que os segurados não precisam se preocupar com descontos futuros. O governo também avisa que todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades e associações em vigor também foram suspensos, o que garante que os segurados não sejam mais vítimas de descontos indevidos.
Prevenindo Golpes e Devolução do Dinheiro
O Ministério da Previdência Social alerta que golpistas estão procurando aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com a oferta de agilizar devolução de mensalidade. É importante que os segurados estejam atentos e não forneçam informações pessoais ou financeiras a desconhecidos. O INSS é o principal responsável por essa devolução, e os segurados devem seguir os passos indicados no aplicativo Meu INSS para solicitar o ressarcimento dos descontos. Além disso, é importante lembrar que o calendário de pagamento do INSS é público e pode ser consultado no site ou aplicativo Meu INSS, o que ajuda a evitar golpes e garantir que os segurados recebam o dinheiro devido. O INSS está trabalhando para garantir que os segurados sejam informados sobre os descontos e os valores envolvidos, e que possam solicitar o ressarcimento dos descontos de forma fácil e segura, com a ajuda do aplicativo Meu INSS e do calendário de pagamento.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo