ouça este conteúdo
Duas empresas atuavam captando clientes no Brasil para operações com valores mobiliários, com oferta pública de serviços, falsas promessas.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou hoje (5) um comunicado alertando sobre práticas irregulares de empresas no mercado de investimentos. Empresas como Moneta Markets South Africa (PYT) LTD e Moneta Markets Limited estão sendo investigadas por atuarem sem autorização da CVM para realizar investimentos ou captar recursos de investidores.
É fundamental que os investidores estejam atentos às aplicações financeiras que escolhem, garantindo que as empresas estejam devidamente autorizadas pelos órgãos reguladores. A CVM reforça a importância da transparência e segurança nos investimentos realizados, visando proteger o mercado de investimentos contra práticas indevidas.
Investimentos: Comunicado sobre atuação das empresas
De acordo com o comunicado da Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediário (SMI), foram identificados indícios de que as empresas, que se apresentam como responsáveis pela página www.monetamarkets.com, utilizam o referido site para captar clientes residentes no Brasil interessados em aplicações financeiras. A autarquia determinou à corretora a imediata suspensão de qualquer oferta pública de serviços de intermediação de valores mobiliários, de forma direta ou indireta, inclusive por meio de sites, aplicativos ou redes sociais. Caso a determinação não seja adotada, uma multa diária no valor de R$ 1.000 está prevista.
Investimentos: Alerta sobre falsas corretoras
Falsas corretoras têm chamado a atenção das autoridades. Recentemente, a CVM e a Associação Brasileira dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) conduziram um experimento social que revelou que quase metade das pessoas que viram o anúncio de uma falsa corretora na internet clicaram no anúncio. O site fictício ficou ativo por quatro meses no segundo semestre de 2023 e registrou mais de 170 mil acessos no total, indicando que parte dos investidores visitou a página mais de uma vez atraídos pelas falsas promessas.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo