Governo paulista oferece 3% para pagamento à vista do IPVA, com opção de parcelamento em cinco vezes de janeiro a maio.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, abreviado como IPVA, é um tributo municipal cobrado sobre os veículos automotores, como carros, motocicletas e outros tipos de veículos. A cobrança do IPVA é feita anualmente, com parcelas ou cota única, e o valor do imposto varia de acordo com o estado e município onde o veículo está registrado.
Em São Paulo, a primeira parcela ou a cota única do IPVA 2025 venceu na quinta-feira, dia 23 de janeiro, para os proprietários de carros cujos números das placas terminam em 9. Além disso, os proprietários que escolherem a opção à vista terão 3% do valor do IPVA abatido da conta, tornando essa opção mais conveniente para alguns. É importante lembrar que o IPVA é um imposto municipal e que o valor do imposto pode variar de acordo com o estado e município onde o veículo está registrado.
IPVA 2025: O que você precisa saber
Hoje é o dia de pagar a primeira parcela do IPVA 2025 para os carros com placa final 9 em São Paulo, que optaram por não pagar à vista. No entanto, é importante lembrar que não há desconto para quem optou por parcelamento. Além disso, os caminhões e tratores com placa de final 9 também têm o prazo de pagar a parcela única com desconto, que vence hoje.
Como pagar o IPVA 2025 em SP
O pagamento do IPVA 2025 em São Paulo segue as mesmas regras de desconto e parcelamento de anos anteriores. Há três maneiras de realizar o pagamento, mas apenas uma delas permite o desconto de 3%. Aqui estão as opções:
* Pagar valor em cota única com desconto de 3% em janeiro;
* Pagar valor integral (sem desconto) em cota única em fevereiro;
* Pagar valor integral (sem desconto) parcelado em até 5 vezes.
Para consultar o valor do IPVA, o proprietário do veículo registrado no Estado deve acessar o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) e informar o renavam e a placa. Além disso, o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores também pode ser consultado em toda rede bancária.
Quais são as alíquotas do IPVA 2025 em SP?
A alíquota do imposto em São Paulo varia de acordo com o tipo de veículo. Para a maioria dos veículos (carros de passeio, por exemplo), a alíquota é de 4%. Se o valor venal do veículo é de R$ 35 mil, por exemplo, o valor do IPVA 2025 será de R$ 1,4 mil. No entanto, é importante lembrar que os carros zero têm um valor diferente, que deve ser trocado pelo valor da nota fiscal.
Aqui estão as alíquotas do IPVA 2025 em SP:
* Carros de passeio: 4%
* Motos, caminhonetes, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado: 2%
* Caminhões: 1,5%
* Veículos de locadoras registrados em SP: 1%
Carros com 20 anos ou mais são isentos de IPVA em SP
A alíquota para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo, é de 1% (descontos para pagamento não se aplicam a esses veículos). Cerca de 950 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos).
A Sefaz-SP disponibiliza a consulta ao valor venal do automóvel para 2025 no Sistema de Veículos (Sivei), bastando informar a placa do veículo.
Calendário de pagamento do IPVA 2025 de SP
Os caminhões e tratores têm prazos diferentes. Quem escolher o pagamento integral em janeiro deve fazê-lo em 20 de janeiro com desconto de 3%. Aos que escolherem pagar em cota única, sem desconto, o vencimento será em 22 de abril.
Para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro.
Como pagar o IPVA 2025 de SP via PIX
Quem quiser pode pagar o tributo via PIX, gerando um QR code no link fornecido pela Sefaz-SP. O código tem validade de 24 horas.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo