Maestro do grupo vendeu 500 mil cópias antes de ir para Copa da Espanha. Início no Flamengo, fim de sonho com Zagallo antes do tetra nos EUA.
Júnior adentra em sua residência através da televisão há quase trinta anos. Com certeza você reconhece que o comentarista do conglomerado Globo foi um craque, ídolo do Flamengo e da seleção brasileira. Porém, talvez você desconheça que ele comercializou mais de quinhentas mil cópias de um samba que uniu a nação em torno do futebol encantador do Brasil de 1982.
No entanto, Leovegildo, Lins Gama, o Capacete, Maestro Júnior, o brilhante ex-jogador, vai além do campo. Sua influência transcende gols e dribles, alcançando os corações dos torcedores e amantes do esporte. Sua história é um legado que perdura, inspirando gerações e perpetuando a magia do futebol brasileiro.
Leovegildo Lins Gama Júnior: Uma Trajetória de Sucesso
Menos conhecido é o fato de que Leovegildo Lins Gama Júnior viu a luz do mundo em João Pessoa, mudando-se para Copacabana ainda na infância. Enquanto seguia seus estudos de administração de empresas, decidiu aventurar-se nos campos de futebol. Conhecido como O Capacete, alcunha que mais tarde seria substituída por Maestro, ele brilhou até os 47 anos nas areias, sua primeira e imensa paixão.
Em um momento marcante, conheceu sua futura esposa em um pagode pouco antes de partir para a Espanha. Enfrentou insultos racistas durante um jogo na Itália e nutriu esperanças de participar da Copa de 1994, o torneio do tetra, apesar de um pequeno desentendimento com Zagallo às vésperas do Mundial. Recentemente, celebrou seus 70 anos enquanto trabalhava na cobertura da Copa América nos Estados Unidos, relembrando sua incrível jornada no Abre Aspas do ge.
Leovegildo Lins Gama Júnior: O Maestro do Futebol Brasileiro
Nascido em 29 de junho de 1954 em João Pessoa (PB), Leovegildo Lins Gama Júnior deixou sua marca no mundo do futebol. Sua carreira inclui passagens pelo Flamengo, onde é recordista de jogos com 865 partidas, além de passagens pelo Torino e Pescara. Representou o Brasil em duas Copas do Mundo (1982 e 1986), acumulando 69 jogos e seis gols.
Além de sua carreira como jogador, Júnior teve breves experiências como treinador no Flamengo e Corinthians. No Rubro-Negro, também atuou como diretor de futebol. Desde 1998, ele brilha como comentarista esportivo.
Leovegildo Lins Gama Júnior: Uma Lenda Viva do Futebol
Entre seus inúmeros títulos, destacam-se a Libertadores e o Mundial em 1981, quatro campeonatos brasileiros (1980, 1982, 1983 e 1992), seis títulos cariocas (1974, 1978, 1979, 1979, 1981 e 1991) e a Copa do Brasil em 1990. No Beach soccer, conquistou diversos títulos internacionais e continentais na segunda metade dos anos 90.
Em uma entrevista emocionante, Júnior refletiu sobre sua jornada até os 70 anos: ‘Se há uma palavra que posso dizer, é gratidão. Consegui fazer o que amava, alcançando objetivos e o reconhecimento das pessoas pelo meu trabalho. É realização e gratidão, pois muitos me ajudaram ao longo do caminho.’
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo