Farmacêutica EMS anuncia lançamento de produtos à base de GLP-1 instalada em projeto piloto de uso diário para obesidade e diabetes em complexo industrial
Um dos principais laboratórios brasileiros, a EMS, conquistou a aprovação da Anvisa para lançar no mercado em 2025 dois medicamentos-chaves: Olire e Lirux. Essas duas novas medicações são baseadas no princípio ativo liraglutida, conhecido por seu poderoso efeito similar ao exercício físico, visto no medicamento Ozempic, famoso por sua eficácia em controlar o nível de açúcar no sangue e em ajudar as pessoas a perder peso.
Esses dois medicamentos, Olire e Lirux, são administrados por meio de injeções diárias e estão destinados a ajudar pessoas que sofrem de obesidade e diabetes tipo 2. Com a aprovação da Anvisa, a EMS pode agora começar a produzir e distribuir esses medicamentos no país, trazendo esperança e alívio para milhares de pessoas que precisam dessa ajuda. O lançamento dessas novas medicações é um passo importante em direção a uma melhor qualidade de vida para os brasileiros.
Desenvolvimento de Medicamentos
Com a perda de exclusividade da liraglutida, criada e comercializada pela Novo Nordisk, a empresa brasileira investiu na criação sintética de sua versão, agora apresentada no mercado, rivalizando com o Saxenda e o Victoza, da Novo Nordisk, destinados respectivamente à obesidade e diabetes, além de disputar prescrições com as canetas de aplicação semanal, caso da semaglutida de Ozempic e Wegovy, um grande concorrente.
Investimento em Pesquisa
Segundo o presidente do conselho de administração da companhia, Carlos Sanchez, todo o processo de pesquisa e desenvolvimento do medicamento foi realizado no país, reforçando a capacidade do Brasil de desenvolver soluções para a área da saúde. Com o objetivo de expandir sua capacidade produtiva, a fábrica foi instalada no complexo industrial da EMS em Hortolândia, no interior paulista. Lotes num projeto piloto já estão sendo manufaturados e a expectativa é que o laboratório atenda não só ao mercado interno, mas também ao internacional, abrindo novas oportunidades de exportação.
Lançamento de Medicamentos
O grupo espera arrecadar, em oito anos, cerca de 4 bilhões de reais com a iniciativa, demonstrando a potencialidade de investimento na indústria farmacêutica brasileira. Os produtos à base de liraglutida imitam no organismo um hormônio intestinal que amplia a sensação de saciedade e melhora o controle do açúcar no sangue, podendo atuar no tratamento da obesidade e do diabetes sob indicação médica, oferecendo uma opção de tratamento mais eficaz e controlada.
Fonte: @ Veja Abril
Comentários sobre este artigo