Leite de caixinha, riqueza em cálcio, vitamina D e proteínas, importante para proteger o sistema imune e prevenir osteoporose.
Desde o início da infância, o leite é um aliado para o crescimento saudável das crianças, como uma bebida básica. Com a idade, muitos adultos não desistem do leite líquido, que além de ser uma fonte de cálcio, também contém o que é necessário para fortalecer os ossos e dentes. O leite de vaca ainda é consumido por pessoas de todas as idades, independentemente do formato que ele pertence.
Para quem não gosta do leite líquido, há a opção do leite em pó, que pode ser consumido como um sucedâneo do leite de vaca. Além disso, sabe-se que o leite de vaca é uma fonte de minerais, vitaminas e proteínas, como várias vezes relembrado. É uma bebida comum em diversas receitas, como sopas, pratos de salada e sobremesas.
Qualidade do leite em pó: mitos e verdades
O leite em pó é um produto popular, mas sua qualidade é frequentemente questionada. De fato, o leite em pó pode ser um excelente meio de cultura para vários micro-organismos, e a contaminação do leite pode ocorrer desde a glândula mamária da vaca até seu transporte e comercialização. No entanto, a recomendação é consumir o leite somente depois do processo de pasteurização, que é considerado seguro e preserva a maior parte dos nutrientes presentes no leite. O leite em pó é ultrapasteurizado, conhecido como leite UHT (Ultra High Temperature), e é submetido a temperaturas mais altas por um período de tempo menor, comprometendo minimamente a composição da bebida.
O consumo do leite animal é importante na prevenção da osteoporose e no sistema imune. No entanto, a qualidade do leite de caixinha é uma questão em aberto. O leite é um produto que pode ser um excelente meio de cultura para vários micro-organismos, e a contaminação do leite pode ocorrer desde a glândula mamária da vaca até seu transporte e comercialização. Dessa forma, a recomendação é consumir o leite somente depois do processo de pasteurização.
O leite é um produto que pode ser encontrado em versões em pó ou líquida, e a qualidade do leite pode variar. O leite em pó é ultrapasteurizado, conhecido como leite UHT (Ultra High Temperature), e é submetido a temperaturas mais altas por um período de tempo menor, comprometendo minimamente a composição da bebida. O leite é um produto popular, mas sua qualidade é frequentemente questionada.
O consumo do leite animal só é recomendado após o primeiro ano de vida. Já para crianças e adultos, a indicação da bebida é feita com valores determinados. A recomendação diária de leite ou o equivalente em derivados, para crianças de até dez anos, é de 400 ml por dia; para adolescentes, 700 ml/dia; para adultos acima de 20 anos, a recomendação diária seria de 600 ml, em média.
No entanto, alguns especialistas não recomendam o consumo de leite animal, como explica Antônio Wanderson Lack de Matos, especialista em nutrição clínica. O leite de vaca é pró-inflamatório, e o Interessante seria não tomar nenhum tipo de leite a não ser o materno e depois abandonar esse tipo de conduta. Ainda de acordo com Antônio, a bebida possui diversos compostos químicos que provocam inflamação e maior produção de muco tanto em crianças como em adultos.
Para quem optar por não ingerir esse tipo de bebida, seja por intolerância alimentar ou por escolha de vida, o nutricionista explica a possibilidade de encontrar outras fontes ricas em cálcio, como vegetais verdes-escuros e gergelim. Além disso, o leite é um produto que pode ser um excelente meio de cultura para vários micro-organismos, e a contaminação do leite pode ocorrer desde a glândula mamária da vaca até seu transporte e comercialização.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo