MEC promove webinário sobre letramento racial no PNLD.
O Letramento é um tema fundamental na educação brasileira, e o Ministério da Educação (MEC) está comprometido em promover ações que visam melhorar a qualidade do Letramento no país. No dia 15 de maio, a Secretaria de Educação Básica (SEB) realizará um webinário em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), com o objetivo de discutir o Letramento racial e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
A Educação é um direito fundamental, e a Alfabetização é um passo importante para garantir a Inclusão social e econômica. O webinário sobre Letramento racial e o PNLD é uma oportunidade para discutir como a Educação pode ser mais eficaz em promover a Inclusão e a Alfabetização de jovens e adultos. É fundamental que a sociedade brasileira se comprometa em promover a Educação de qualidade para todos, e o Letramento é um tema que deve ser priorizado. A educação é o caminho para uma sociedade mais justa e igualitária, e o Letramento é um passo importante nessa direção. O futuro da educação depende da nossa capacidade de promover a Inclusão e a Alfabetização de todos, e o Letramento é um tema que deve ser discutido e priorizado.
Avançando no Letramento;
O objetivo é promover o debate e o cumprimento dos objetivos da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq), instituída pela Portaria nº 470/2024 e alterada pela Portaria nº 1.082/2024. Essa política destaca a importância dos materiais didáticos, paradidáticos, literários e instrucionais para a efetivação da política, visando o Letramento; como ferramenta fundamental para a Educação; e a Inclusão;. O webinário, que será transmitido às 14h pelo Canal do MEC no YouTube, busca discutir a avaliação pedagógica do PNLD, realizada por professores selecionados por meio de um banco, de acordo com o perfil e área de conhecimento e atuação, com foco no Letramento; e na Alfabetização;.
A avaliação pedagógica do PNLD é fundamental para garantir que os materiais didáticos promovam uma educação inclusiva, plural e conectada com a diversidade do país, considerando a Educação Básica; e a Política Nacional;. Isso significa identificar representações de raça, etnia, identidade cultural e racismo nos materiais, assegurando que promovam uma educação que valorize a diversidade, o Letramento; e a Inclusão;. Ao ampliar as referências presentes nos materiais utilizados em sala de aula, o MEC pretende fortalecer o reconhecimento e a valorização da trajetória de todos os estudantes e professores, para garantir que se vejam nas narrativas e nos saberes compartilhados, para além de uma única matriz cultural, promovendo o Letramento; e a Educação;.
Desenvolvendo o Letramento;
Os editais do PNLD determinam que os conteúdos dos livros didáticos devem ‘estar livres de estereótipos ou preconceitos de condição socioeconômica, regional, étnico-racial, de gênero, de orientação sexual, de idade, de linguagem, de religiosidade, de condição de deficiência, assim como de qualquer outra forma de discriminação, violência ou violação de direitos humanos’, além de contemplar o que estabelece a Lei nº 10.639/03, da inclusão da história e da cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar, visando o Letramento; e a Alfabetização;. Ao longo do tempo, graças a diversas políticas afirmativas desenvolvidas intencionalmente e focadas na promoção de uma educação antirracista, o MEC constatou avanços nos materiais didáticos brasileiros, com destaque para o aumento da representatividade do povo negro nesses materiais, por meio de fotografias, ilustrações e mudanças no discurso hegemônico, que antes apresentava uma única perspectiva histórica, promovendo o Letramento; e a Educação;.
No entanto, o debate ainda está em construção, e o webinário buscará identificar os avanços e as possibilidades de melhoria no que diz respeito aos materiais didáticos e literários na garantia de uma educação antirracista, com foco no Letramento; e na Inclusão;. A mesa de abertura do evento contará com a presença da secretária de Educação Básica, Katia Schweickardt, e da secretária da Secadi, Zara Figueiredo, discutindo a importância do Letramento; e da Alfabetização; na educação. Na programação, serão apresentadas palestras sobre os temas ‘O ensino e o debate antirracista nos materiais didáticos do PNLD’; ‘Materiais para a educação infantil com foco na educação para as relações étnico-raciais e educação quilombola’; ‘O lugar da diversidade no PNLD – obstáculos, tensões e desafio’; e ‘Ações do MEC para uma educação antirracista – PNLD e Pneerq’, todas relacionadas ao Letramento; e à Educação;.
Fortalecendo o Letramento;
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é um exemplo de política pública que visa promover o Letramento; e a Educação;, com foco na Inclusão; e na Alfabetização;. O PNLD é um programa da Secretaria de Educação; que tem como objetivo garantir que todos os estudantes tenham acesso a materiais didáticos de qualidade, promovendo o Letramento; e a Educação;. Com o PNLD, o MEC busca fortalecer o reconhecimento e a valorização da trajetória de todos os estudantes e professores, para garantir que se vejam nas narrativas e nos saberes compartilhados, para além de uma única matriz cultural, promovendo o Letramento; e a Educação;. Além disso, o PNLD também visa promover a Inclusão; e a Alfabetização;, garantindo que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de sua origem ou condição socioeconômica, com foco no Letramento;.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo