No domingo-19, helicóptero caiu na região montanhosa, vitimando profundamente Ebrahim Raisi e Hossein Amir Abdollahian. Irreparáveis perdas, possível sucessor queda.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou pesar nesta segunda-feira (20) pelas mortes do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e do chanceler do país, Hossein Amir Abdollahian. As duas personalidades faleceram em um acidente de helicóptero no domingo (19).
Em um comunicado oficial, Lula lamentou profundamente as mortes desses líderes e prestou solidariedade às famílias enlutadas. A comunidade internacional também está consternada com essas passings trágicas, que deixaram um vazio na política iraniana.
Profunda consternação diante das irreparáveis mortes
Em uma plataforma digital, o indivíduo de orientação política escreveu: ‘Com tristeza, fui informado sobre a confirmação das mortes do líder iraniano Ebrahim Raisi e do seu ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, juntamente com todos os passageiros e tripulantes, após o trágico acidente com o helicóptero. Expresso minhas condolências aos entes queridos de todas as vítimas, assim como ao governo e à população do Irã’. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) também emitiu uma declaração, expressando que recebeu a notícia com ‘profunda consternação’.
‘O governo brasileiro envia os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis mortes aos familiares do Presidente Raisi, do Chanceler Abdollahian e das demais vítimas, bem como ao governo e povo iranianos’, afirmou. Ebrahim Raisi tinha 63 anos de idade. Ele e o ministro faleceram após a queda do helicóptero em uma área montanhosa do Irã. As condições climáticas no momento do acidente eram desfavoráveis. Raisi, eleito em 2021 e com mandato até 2025, ocupava a segunda posição mais importante no Irã, logo atrás do aiatolá Ali Khamanei, o líder supremo do país, para quem o presidente falecido era um protegido e possível sucessor.
O presidente e outras autoridades iranianas regressavam do Azerbaijão quando ocorreu o incidente com o helicóptero. Conforme relatado no blog da Sandra Cohen, a morte de Raisi provavelmente desencadeará uma acirrada disputa pelo cargo. A seguir, confira a íntegra do comunicado emitido pelo Palácio do Itamaraty: ‘O governo brasileiro recebeu, com profunda consternação, as notícias sobre as mortes do presidente da República Islâmica do Irã, Ebrahim Raisi, do chanceler Hossein Amir Abdollahian e de outras autoridades do país, em virtude da queda do helicóptero ocorrida ontem, dia 19, no interior do país. Os óbitos foram confirmados na manhã de hoje em comunicado oficial do Conselho de Ministros do Irã. O governo brasileiro expressa os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis mortes aos familiares do Presidente Raisi, do Chanceler Abdollahian e das demais vítimas, assim como ao governo e povo iranianos.’
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo