Ações da Nissan foram as mais apreciadas, liderando o setor automotivo e o índice Nikkei, com forte apreço dos investidores institucionais no mercado de ações.
O setor automotivo no Brasil teve um bom desempenho no mercado de ações na quarta-feira (25), com uma sessão que foi marcada pela liquidez, em meio à ausência do investidor institucional por conta das festividades de Natal. O setor-automotivo foi o destaque na sessão.
A alta foi impulsionada pelo pequeno investidor, que está cada vez mais ativo no mercado, procurando por oportunidades de investimento. O setor automotivo é um dos favoritos do pequeno investidor, pois oferece uma variedade de opções de investimento, desde ações de empresas de automóveis até investimentos em veículos elétricos. No entanto, é importante lembrar que o mercado de ações é volátil e o pequeno investidor deve estar preparado para enfrentar flutuações no valor das ações. O índice Bovespa encerrou o pregão em alta de 0,34%, aos 114.439,63 pontos.
Aspectos financeiros no setor-automotivo
No dia de hoje, o setor-automotivo foi marcado por uma alta significativa, com as ações da Nissan sendo as que mais se destacaram, registrando um aumento de 8,7%. Essa valorização pode estar relacionada às notícias sobre a fusão da companhia com a Honda, que pode ter gerado um impacto positivo nas expectativas dos investidores. Nesse contexto, as ações da Toyota também registraram um aumento de 4,6%, enquanto as ações da Kawasaki subiram 4,3%.
O setor-automotivo, que inclui ações de empresas como a Nissan, Toyota e Kawasaki, é frequentemente acompanhado de estreita atenção por parte dos investidores, especialmente pequeno-investidores e investidores-institucionais. Durante este período do ano, com a ausência de investidores globais devido às festividades de Natal, os investidores locais e pequenos-investidores são os únicos a ficarem mais ativos nas negociações, gerando alguns movimentos mais bruscos em determinados setores.
Além do setor-automotivo, ações de outras empresas, como o SoftBank, também apreciaram 1,27% e foram a maior fonte de apoio ao índice Nikkei. As ações da Uniqlo tiveram alta de 0,26%.
A análise macroeconômica destaca que os indicadores de inflação japoneses têm subido, com o índice de preços de serviços corporativos (CSPI) do país subindo 3,0% em novembro, acelerando dos 2,9% de outubro. Segundo o analista Kenny Fischer, isso implica que os salários estão aumentando e as empresas estão transferindo custos mais elevados para os consumidores. Esse aumento da inflação impulsionada pela procura é exatamente o que o Banco do Japão (BoJ) pretende ver antes de aumentar as taxas de juro. Este contexto econômico pode influenciar as decisões de investimento no mercado de ações, especialmente nas ações da Nissan, Toyota e Kawasaki.
No mercado chinês, o índice Shanghai Composite ficou quase estável, apresentando uma depreciação de 0,01%, aos 3.393,35 pontos. Entre as ações de destaque, as da empresa de conectores automotivos Dongguan Dingtong Precision Metal subiram 20%, e as ações da fabricante de semicondutores Hygon Information Technology registraram alta de 11%.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo