Comissão organizadora atuará na gestão das comemorações dos 95 anos do Ministério da Educação a serem celebrados no dia 14 de novembro de 2025, com as unidades e entidades.
Em 17 de janeiro de 2023, no Diário Oficial da União (DOU), o Ministério da Educação (MEC) promoveu a publicação da Portaria MEC nº 33, que cria a comissão organizadora para as celebrações dos 95 anos do ministério da educação. Nesta comissão, um grupo de trabalho terá a responsabilidade de planejar, coordenar e implementar, em parceria com as unidades e organismos vinculados ao MEC, as ações e os eventos para comemorar a data.
Entre as ações previstas, a comissão organizadora fará uma reflexão sobre a trajetória do Ministério da Educação e o seu papel na sociedade. Além disso, o grupo também irá promover a comemoração dos 95 anos do ministério da educação. Além disso, a comissão também irá promover a reflexão sobre o papel da educação no desenvolvimento do país. Com a Portaria MEC nº 33, o Ministério da Educação pretende ressaltar a importância da educação para o futuro do Brasil.
Comemorações dos 95 anos do Ministério da Educação
A estrutura global das atividades inclui apresentações detalhadas sobre os feitos alcançados, destacando a importância da apresentação de relatórios com dados precisos. O início das comemorações do aniversário do Ministério da Educação foi marcado em novembro de 2024, com a reinauguração do Túnel Histórico, que liga o edifício sede ao anexo, localizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O espaço foi reformulado com reedições estéticas e tecnológicas, incluindo a apresentação da exposição histórica do MEC desde 1930, quando o órgão foi criado. O túnel passou a ser aberto ao público e foi visitado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que ressaltou o retorno da exposição como símbolo do resgate da história institucional. ‘É um espaço muito interessante, que melhora a autoestima dos nossos trabalhadores e resgata a história de todos aqueles que contribuíram para a história da educação brasileira. Convido todos para visitar o MEC e conhecer o túnel’, disse o ministro da Educação, enfatizando a importância do local.
Comissão organizadora e grupos de trabalho
A comissão organizadora é composta pelo Gabinete do Ministro e por todas as secretarias do órgão, incluindo o Conselho Nacional de Educação. As reuniões ocorrerão a cada 15 dias, com a Assessoria de Comunicação Social como secretaria-executiva. A equipe de trabalho composta por unidades e entidades está focada em garantir o sucesso das comemorações, priorizando a apresentação de relatórios com dados claros. O ministro da Educação, Camilo Santana, lidera o esforço, destacando a importância da participação de todos os membros da equipe.
Unidades e entidades
A equipe de trabalho envolveu unidades e entidades para garantir o sucesso das comemorações. A Assessoria de Comunicação Social tem um papel importante na coordenação dos esforços, com a secretaria-executiva liderando o processo. O ministro da Educação enfatizou a importância da colaboração entre as unidades e entidades, destacando o impacto positivo na autoestima dos trabalhadores e na preservação da história da educação brasileira.
Reinauguração do Túnel Histórico
As comemorações começaram com a reinauguração do Túnel Histórico, em novembro de 2024. O espaço foi reformulado com novas exposições e tecnologias, incluindo a história institucional do Ministério da Educação desde 1930. O túnel foi visitado pelo ministro da Educação, que destacou a importância do local e a necessidade de preservação da história da educação brasileira. É um espaço que melhora a autoestima dos trabalhadores e resgata a história de todos aqueles que contribuíram para a história da educação brasileira.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo