Estudos mostram semelhança com condição conhecida, envolvida no metabolismo de gorduras e colesterol.
O uso de fentanil tem sido um problema crescente em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, onde em 2023, mais de 75% das mortes por overdose foram causadas por essa substância. No Brasil, o consumo de fentanil também tem aumentado a cada ano, levantando preocupações sobre os riscos associados ao seu uso. Além disso, fentanil é uma droga extremamente potente, que pode causar dependência e overdose em doses muito pequenas.
Estudos recentes têm mostrado que o consumo de fentanil durante a gravidez pode ter consequências graves para o bebê, incluindo o desenvolvimento de uma síndrome genética rara. Isso ocorre porque o fentanil é um opióide potente que pode afetar o desenvolvimento fetal, levando a problemas de saúde a longo prazo. Além disso, o uso de fentanil como anestésico em procedimentos médicos também pode ter riscos, especialmente se não for administrado corretamente. É importante lembrar que o uso de drogas durante a gravidez pode ter consequências graves. Portanto, é fundamental que as mulheres grávidas evitem o uso de fentanil e outras drogas. A prevenção é a melhor forma de evitar problemas de saúde. O fentanil é uma droga perigosa que pode causar morte por overdose, por isso é importante estar ciente dos riscos associados ao seu uso.
Introdução ao Fentanil
A informação sobre o fentanil foi divulgada em dois artigos científicos apresentados no último congresso do Colégio Americano de Genética e Genômica Médicas, destacando o uso crescente do opióide e seus efeitos nocivos. Neles são descritos ao menos 16 casos de crianças nascidas com anomalias que, juntas, se assemelham à Síndrome de Smith-Lemli-Opitz, uma condição rara em que a criança apresenta alterações em duas enzimas envolvidas no metabolismo de colesterol. Os sintomas identificados nos filhos de usuários do opióide, particularmente do fentanil, incluem baixa estatura, microcefalia, características faciais distintas, fenda palatina, pés tortos congênitos, anomalias genitais, leve junção dos dedos dos pés e redução da estrutura que une os dois lados cerebrais.
Efeitos do Fentanil
A característica compartilhada na pesquisa entre todos os pacientes afetados foi a exposição pré-natal a opióides não prescritos, particularmente o fentanil, o que levou os pesquisadores a proporem que o fentanil interfere no metabolismo do colesterol durante o desenvolvimento fetal. Isso é um problema grave, pois o fentanil é um opióide poderoso, mais de 50 vezes mais forte que a morfina, e é muito utilizado para o tratamento de dores e para a sedação, mas o uso de doses superiores a recomendada podem deprimir o sistema respiratório, levando a morte. Além disso, o fentanil é um anestésico que tem sido misturado a outras drogas vendidas ilegalmente, de maneira que muitas overdoses ocorram sem que a pessoa saiba que o poderoso anestésico está sendo consumido.
Consequências do Uso do Fentanil
De acordo com dados do Ministério de Saúde, o uso da droga tem crescido nos últimos anos, o que fica evidente no número de notificações de internações, que passaram de 1 265 em 2019 para 1 934 em 2023. Os casos ainda são bem menores do que os observados nos Estados Unidos, onde mais de 100 mil perderam a vida apenas em 2021, mas ainda assim geram preocupação. O uso do fentanil é um problema grave, pois pode causar anomalias genitais, problemas no metabolismo de colesterol e outros efeitos nocivos, especialmente em crianças expostas ao opióide durante o desenvolvimento fetal. Além disso, o fentanil é uma droga que pode ser letal, especialmente quando misturada com outras substâncias, e seu uso crescente é um problema que precisa ser abordado com urgência.
Prevenção e Tratamento
É fundamental que as pessoas estejam cientes dos riscos associados ao uso do fentanil e busquem ajuda se estiverem lutando contra o vício. Além disso, é importante que os profissionais de saúde estejam preparados para lidar com os efeitos do fentanil e forneçam tratamento e apoio às pessoas afetadas. A prevenção é fundamental, e é importante que as pessoas sejam educadas sobre os riscos do uso do fentanil e outras drogas. O fentanil é um opióide perigoso que pode ter consequências graves, especialmente em crianças expostas ao opióide durante o desenvolvimento fetal, e é fundamental que sejam tomadas medidas para prevenir seu uso e tratar seus efeitos nocivos.
Fonte: @ Veja Abril
Comentários sobre este artigo