A mineradora brasileira e suas parcerias internacionais sofrem queda nas bolsas devido à decepção com os estímulos chineses, que impactaram negativamente a demanda por minério de ferro, seu principal produto, e resultaram em uma oferta maior, tornando seu pacote de auxílio, voltado para o setor siderúrgico, menos atraente e aumentando a vendedora.
As ações da Vale (VALE3) afundam na bolsa, assim como a de seus pares internacionais, diante de uma onda vendedora global provocada pela decepção com novos estímulos vindo da China. O mercado teme que a economia global esteja entrando em uma nova fase de recessão, afetando negativamente a demanda por minerais preciosos.
Às 12h os papéis da Vale na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) caíam 3,74%. Este movimento é um reflexo da instabilidade econômica no mundo, que afeta diretamente o sistema financeiro global. Isso reforça a importância da vigilância constante quanto aos movimentos econômico-monetários no mercado, especialmente no que diz respeito à economia.
Movimento de commodities e mercado internacional
A indústria de commodities está passando por um momento delicado, com a onda de desvalorização de ativos como o minério de ferro e o petróleo. Esta situação pode ser associada à falta de medidas concretas para estímulo do consumo e do mercado imobiliário, anunciadas pelo governo chinês. O valor do pacote de auxílio fiscal para governos locais foi aumentado para US$ 1,4 trilhão, mas muitos investidores esperavam políticas mais específicas, como estímulo ao consumo e ao mercado imobiliário.
O mercado reagiu duramente às notícias, com empresas como a Anglo American (AAL) e a Rio Tinto (RIO), ambas listadas em Londres, desabando 4,82% e 4,92%, respectivamente. A Freeport Mcmoran (FCX; Nyse), uma empresa americana, caía 4,73%, enquanto a Southern Cooper (SCCO; Nyse), outra empresa americana, recuava 4,73%. Essas empresas, que operam em commodities, são profundamente afetadas pela diminuição da demanda, que se espera ser menor, devido às medidas de estímulo ineficazes.
A situação econômica chinesa está sentindo um impacto negativo, com medidas de estímulo como o aumento do valor do pacote de auxílio fiscal para governos locais não sendo suficientes para recuperar a economia. A falta de políticas específicas para o mercado imobiliário e o consumo é uma preocupação para os investidores, que esperavam mais ação do governo. O mercado está pressionado, com commodities como o minério de ferro e o petróleo se depreciando, e empresas do setor de commodities estão sendo afetadas.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo