Um Chief Happiness Officer cria ambientes de trabalho felizes, com zonas azuis, alimento saudável e programas de H.E.R.O., para melhorar a saúde e o bem-estar.
A produtividade é um dos principais focos das empresas modernas, já que ela diretamente influencia o sucesso de um negócio. Um ambiente de felicidade é fundamental para estimular a produtividade e, consequentemente, o crescimento da empresa.
Empresas como o Google, têm entendido a importância disso e criaram a figura do ‘Chief Happiness Officer’, um profissional responsável por promover um ambiente onde os funcionários se sintam felizes. Além disso, estudos mostram que trabalhadores felizes têm até 33% mais energia, são mais capazes de se adaptar às mudanças e têm um melhor desempenho.
Produtividade: O Poder da Felicidade no Trabalho
A Universidade de Oxford realizou um estudo que revelou que a felicidade é fundamental para aumentar a produtividade em 13%. Outro estudo de 2021, da Universidade de Warwick, apontou que trabalhadores felizes são 12% mais produtivos. Além disso, a presença de funcionários felizes pode triplicar o crescimento da receita de uma empresa e reduzir a rotatividade de funcionários em 50%.
A chave para ser mais feliz e, consequentemente, mais produtivo no trabalho está nos hábitos recomendados por Dan Buettner, especialista em zonas azuis há mais de 20 anos. Ele destaca quatro hábitos simples que o tempo e as pesquisas provaram ser eficazes.
Alimentação Saudável: O Coração da Produtividade
De acordo com o estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a má nutrição pode causar uma queda de 20% na produtividade do trabalho. Christopher Wanjek, autor do estudo ‘Food at Work’, afirma que ‘programas de alimentação e nutrição deficientes têm influência sobre uma série de questões relacionadas ao trabalho: moral, segurança, produtividade e saúde dos trabalhadores a longo prazo’. Além disso, as pessoas que seguem dietas pouco saudáveis têm 66% mais chances de serem improdutivas.
Uma ótima opção é a dieta mediterrânea, baseada em grãos integrais, vegetais, frutas, legumes e tubérculos, com proteínas animais, como ovos ou aves.
Exercício Diário: O Segredo para um Desempenho Melhor
Por exercício não queremos dizer ir à academia todos os dias, mas sim se movimentar todos os dias. De acordo com um estudo publicado no Journal of Sport Psychology, quando praticamos exercícios físicos, nosso bem-estar psicológico aumenta e, portanto, nosso desempenho no trabalho melhora. Além disso, se exercitar durante o dia de trabalho aumenta a produtividade. O exercício físico também tem um efeito direto sobre as mitocôndrias, retardando significativamente a deterioração da dinâmica mitocondrial associada ao envelhecimento.
Tempo de Qualidade com a Família e os Amigos: O Poder da Conexão Social
Estudos sugerem que fortes conexões sociais têm um impacto real na longevidade, e a verdade é que ter uma vida social e interagir com outras pessoas em nosso tempo livre é uma excelente maneira de aumentar a produtividade. A Universidade de Harvard afirma que essa é a chave para a felicidade e, consequentemente, para a produtividade.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo