Filmes de ação e guerra misturam realismo histórico, violência e resgate.
Os filmes de ação e guerra são uma combinação perfeita de emoção e realismo, fazendo com que o público fique ainda mais engajado. Esses filmes muitas vezes geram grandes discussões, como _Bastardos Inglórios_, que recria momentos de batalhas de forma intensa, mas, ao mesmo tempo, questiona a forma como a violência é retratada.
Algumas obras de arte consagradas, como _1917_, demonstram a capacidade dos cineastas em transmitir a realidade dos conflitos de forma crua e sem deixar de refletir a natureza da guerra. A representação desses conflitos bélicos é um aspecto fundamental para a construção de histórias que não negligenciam a brutalidade da guerra, como _Bastardos Inglórios_, que revela a complexidade dos conflitos ao retratá-los de forma mais realista.
Conflitos bélicos e censura, um relacionamento conturbado no cinema
O século 21 foi marcado por uma diversidade de filmes de guerra, alguns dos quais se destacaram pela sua capacidade de capturar a essência dos conflitos. No entanto, esses não são os casos dos cinco filmes que se seguem, que, por sua vez, são culpados de transformar essas obras em meras caricaturas de si mesmas.
Conflitos bélicos e a manipulação da realidade
Quando se trata de filmes de guerra, é esperado que a história seja contada com precisão, respeitando a complexidade dos conflitos. Mas, infelizmente, nem todos os filmes conseguem alcançar esse nível de realização. Dessa forma, o Collider criou uma lista dos piores filmes de guerra do século 21, destacando títulos que não apenas faltaram realismo histórico, mas também foram considerados desrespeitosos e carentes de criatividade.
Conflitos bélicos e a busca por qualidade
A seguir, apresentamos a lista dos cinco piores filmes de guerra do século 21, incluindo títulos que passaram longe do realismo histórico e que foram considerados clichês. Confira se você concorda com os escolhidos!
Conflitos bélicos e a decadência da qualidade
5º – Conflitos bélicos e a dramatização fracassada (2016)
Homens de Coragem, estrelado por Nicolas Cage, conta a história da equipe USS Indianapolis, que enfrentou cinco dias de sofrimento no mar das Filipinas após entregar as armas atômicas que ajudaram no fim da Segunda Guerra Mundial. Embora a história real seja uma das mais trágicas da marinha norte-americana, a dramatização não faz jus com a trágica história, devido a efeitos e atuação ruins, escolhas de elenco questionáveis e pouca precisão. O longa está disponível no Adrenalina Pura, no Prime Video Channels.
4º – Conflitos bélicos e a falta de criatividade (2004)
O filme com Colin Farrell, Angelina Jolie e Anthony Hopkins, dirigido por Oliver Stone, deixou uma marca indelével no cinema, apenas para depois ser considerado um fracasso de bilheteria e ser descrito como ‘chato, longo e um dos piores filmes já feitos’. O filme está disponível para aluguel no YouTube Filmes.
3º – Conflitos bélicos e a falta de emoção (2014)
Sem tanques ou apoio aéreo, um cabo e a sua equipe devem reunir toda a coragem e poder de fogo que puderem para abrir caminho pelo Afeganistão devastado pela guerra e levar uma ativista anti-Talibã para um lugar seguro. O longa é uma sequência de ‘Soldado Anônimo’, dirigido por Sam Mendes e estrelado por Jake Gyllenhaal, mas é genérico, sem emoção e sem os visuais espetaculares do primeiro. Disponível para aluguel.
2º – Conflitos bélicos e a falta de originalidade (2018)
Com grandes nomes do cinema americano, como Bruce Willis e Adrien Brody, o filme de guerra chinês acompanha múltiplas perspectivas antes e durante os bombardeios japoneses a Chongqing durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa. No entanto, ele entrou na lista graças ao roteiro fraco, diálogos enfadonhos e CGI ‘tenebroso’. O filme é uma sequência de ‘Soldado Anônimo’, dirigido por Sam Mendes e estrelado por Jake Gyllenhaal, mas é genérico, sem emoção e sem os visuais espetaculares do primeiro.
1º – Conflitos bélicos e a decadência da qualidade (2016)
Um veterano Sniper, o sargento Jake Chandler (Steven Seagal) foi enviado para uma pequena vila Afegã para resgatar um homem do congresso americano sequestrado pelo Talibã. O resgate é um sucesso, mas Jake ainda precisa salvar seus soldados feridos durante a missão, e volta ao vilarejo para trazer seus homens de volta. O longa é descrito como ‘incoerente, mal-atuado e bagunçado’, e é considerado tedioso e desinteressante.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo