Tributo pode ser pago à vista com 3% de desconto. Documento pode ser quitado via Pix. Necessário placa de final, número do Registro Nacional de Veículos Automotores e valor do tributo.
O governo do Estado do Rio de Janeiro é bastante rigoroso no que diz respeito ao IPVA 2025. Nesta quarta-feira, dia 22 de janeiro, a primeira parcela ou a cota única do imposto sobre a propriedade de veículos automotores vence para proprietários de carros com placas que terminam em 1.
É possível pagar o IPVA 2025 à vista, com um desconto de 3% no valor integral, ou em três parcelas mensais, também iguais ao valor integral. Não é uma opção a se descuidar, pois o não pagamento pode ocasionar o acúmulo de juros e multas. Além disso, a cobrança teve o desconto de 3% desativado para os proprietários que optaram pela cota única.
Prazo para Recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores
O recolhimento do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPTU) para o ano de 2025 está previsto para ocorrer em São Paulo e no Rio de Janeiro. Para facilitar o processo, a Guia para Recolhimento de Débitos (GRD) poderá ser emitida pelo novo Portal do IPVA, exigindo a apresentação do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Além disso, o recolhimento pode ser feito via pix em qualquer instituição financeira ou por código de barras em bancos parceiros da Fazenda estadual, incluindo Bradesco, Itaú, Santander e SICOOB.
Nenhuma informação foi fornecida sobre sinônimos para o IPTU 2025, mas o documento GRD poderá ajudar a simplificar o processo de recolhimento. Para veículos que não serão quitados, a opção de parcelamento não será disponibilizada, mantendo o valor do tributo calculado com base nas alíquotas estabelecidas em lei, aplicadas sobre os valores venais dos veículos, calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo