Estudos prevêem tecnologias em energias sustentáveis, incluindo biocombustíveis, biometano, SAF, hidrogênio de baixo carbono, RECs e combustível de biogás, além de robótica e termos de desenvolver cadeias de oportunidades de desenvolver inovação aberta e cibersegurança.
A Petrobras e a Itaipu Binacional selaram um acordo estratégico visando à implementação de tecnologias inovadoras no setor de energias renováveis, como o uso de energia solar e vento, que poderá gerar grandes economias e inovações na cadeia produtiva. Esse acordo também visa o desenvolvimento de tecnologias, como a robótica e a cibersegurança, com o objetivo de melhorar a eficiência e a segurança nos processos produtivos.
De acordo com Itaipu, o acordo tem duração de dois anos e pode ser prorrogado por até cinco anos. A Itaipu e a Petrobras acreditam que a parceria pode ser uma oportunidade de inovação e desenvolvimento tecnológico para o setor de energias renováveis, além de fortalecer a cooperação entre as duas instituições.
Tecnologias em Foco: Desenvolvimento Sustentável em Energias
Em um movimento que destaca a importância de tecnologias no cenário energético, o acordo firmado envolve instituições de renomado histórico, como o Itaipu Parquetec e o CIBiogás, juntamente com a Petrobras. O objetivo comum é promover o desenvolvimento sustentável das cadeias de biogás, biometano, hidrogênio de baixo carbono e combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês). Essa aliança busca maximizar as oportunidades de desenvolver tecnologias eficientes e sustentáveis.
No que diz respeito à Petrobras, os estudos visam reunir os esforços da empresa sob a liderança do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes). Este centro, reconhecido por sua dedicação ao desenvolvimento de tecnologias, assume um papel fundamental na condução desses estudos, com o objetivo de melhorar a eficiência energética e reduzir a pegada de carbono de suas operações.
Cabe ressaltar que o campo das tecnologias em energias continua crescendo, oferecendo um espaço de vastas oportunidades de inovação. Com cada nova descoberta, as empresas e instituições envolvidas podem contribuir para a transição para fontes de energia mais sustentáveis, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e promovendo o desenvolvimento sustentável das cadeias de biogás.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo