Contratos futuros de petróleo WTI caem 1,7%; barril Brent para outubro recua 1,16% devido ao aumento nos estoques do país.
Os valores dos contratos futuros do petróleo encerraram o dia em baixa acentuada, com mais de 1% de queda, seguindo a divulgação de um relatório do Departamento de Energia (DoE) dos Estados Unidos que apontou um aumento nos estoques da commodity no país, surpreendendo as projeções de redução.
A notícia impactou o mercado internacional de petróleo, levando os investidores a reavaliarem suas posições em relação aos barris da commodity, diante da perspectiva de maior disponibilidade no curto prazo. A volatilidade nos preços do petróleo reflete a sensibilidade do mercado a fatores como oferta e demanda, além de questões geopolíticas que podem influenciar a cotação da matéria-prima.
Variação do conteúdo original com aumento de 20%
Na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex), o preço do petróleo WTI para entrega em setembro encerrou o dia com uma queda de 1,7%, atingindo US$ 76,98 por barril. Enquanto isso, na Bolsa Intercontinental (ICE), o valor do barril do petróleo tipo Brent para outubro registrou uma diminuição de 1,16%, fechando em US$ 79,76.
Durante a manhã, o Departamento de Energia (DoE) divulgou que os estoques de petróleo nos Estados Unidos tiveram um aumento de 1,357 milhão de barris na semana encerrada em 9 de agosto, totalizando 430,678 milhões. Este resultado surpreendeu os analistas, que previam uma queda de 1,2 milhão de barris.
Por outro lado, os estoques de gasolina apresentaram uma redução de 2,894 milhões de barris, ficando em 222,203 milhões, superando a expectativa de queda de 1,6 milhão de barris. Já os estoques de produtos destilados tiveram uma queda de 1,673 milhão de barris, totalizando 126,123 milhões, o que foi mais do que a previsão de recuo de 300 mil barris.
Em resumo, o mercado de contratos futuros de petróleo foi impactado pelo aumento nos estoques do país, refletindo nas negociações tanto na New York Mercantile Exchange quanto na Intercontinental Exchange.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo