Método de construção de tônus muscular e flexibilidade por meio de alongamentos, equilíbrio e força, com análise morfológica e biomecânica, frequência de treinamento regular e capacidade de carga individual, imediato alívio dos sintomas.
Um dos principais benefícios do Pilates é o fortalecimento da musculatura interna, que ajuda a melhorar a postura e a equilíbrio. Isso ocorre graças às exercícios que trabalahjam a zona das abdômens, o que também ajuda na melhoria da respiração e na redução do estresse.
Além de fortalecer a musculatura, o Pilates também é conhecido por promover a flexibilidade e a mobilidade, tornando-o uma ótima opção para pessoas que buscam uma prática de fitness que seja fácil de aprender e que possa ser adaptada às necessidades individuais. Com prática e dedicação, os resultados podem ser percebidos rapidamente.
Pilates: o exercício que fortalece a musculatura
A técnica de exercícios com base na teoria desenvolvida por Joseph Pilates une aumento de tônus muscular, associado a alongamentos, flexibilidade nos movimentos e tendo como resultado final uma musculatura mais forte. A coordenação geral do corpo, em conjunto com a capacidade de carga, de cada um, é fundamental para o desenvolvimento de força muscular.
A frequência de treinamento, regularidade e capacidade de carga de cada um são fatores importantes para o ganho de força muscular. O resultado é praticamente imediato, principalmente para indivíduos sedentários ou com alguma restrição de mobilidade. O pilates tem de imediato melhora na respiração, tônus e flexibilidade. Ganhos que serão acentuados gradualmente.
Os acréscimos sobre fortalecimento muscular no pilates são significativos, considerando que a modalidade não tem contraindicações para indivíduos com hérnia de disco. O aumento da mobilidade e flexibilidade, além da força e tônus muscular de músculos estabilizadores da coluna, fazem o reposicionamento das vértebras e, consequente, descompressão dos discos o que gera alívio acentuado dos sintomas.
A escolha da modalidade para fortalecimento muscular depende da necessidade e vontade do praticante. Cada modalidade tem suas especificidades, como a musculação, natação, exercícios funcionais e CrossFit. O pilates, por sua vez, é uma modalidade de exercícios terapêuticos que tem como base filosófica a conscientização corporal, a consciencialização respiratória e o alongamento, tornando-o uma opção atraente para indivíduos com patologias diversas.
Portanto, o pilates é uma opção adequada para o fortalecimento muscular, especialmente quando considerado o perfil de cada indivíduo. A análise individual, morfológica e biomecânica é fundamental para a prescrição de exercícios diretamente proporcional às necessidades individuais.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo