O presidente eleito dos EUA disse que a ligação foi muito boa, presidente eleito americano e presidente chinês falaram sobre comércio, fentanil e TikTok.
Na esfera das relações entre o Brasil e a China, a diplomacia e o comércio desempenham um papel fundamental. A interação entre os líderes mundiais como Donald Trump e Xi Jinping aborda questões importantes como o comércio, a segurança nacional e a influência global. Nesse contexto, a discussão sobre um possível tratado de comércio entre a China e os Estados Unidos é um tópico central. A China é hoje o principal parceiro comercial do Brasil, e o comércio entre os dois países tem sido cada vez mais intenso nos últimos anos. Durante a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Xi Jinping enviou uma mensagem de congratulações, reafirmando a importância das relações bilaterais entre a China e os Estados Unidos.
Nessa dinâmica, a China-EUA desempenha um papel proeminente na arena internacional. A anuência da China em uma reunião telefônica entre Xi Jinping e Donald Trump em 17 de janeiro de 2021 sinalizou o início de uma nova era nas relações bilaterais. A conversa entre Xi Jinping e Donald Trump foi um momento importante no cenário político global, e Donald Trump mais tarde divulgou detalhes sobre a conversa em sua rede social Truth Social, destacando temas como o comércio, o fentanil e o TikTok.
Renascer as Relações: Uma Nova Era para China-EUA
O presidente eleito americano revelou que teve uma conversa inusitada com o presidente chinês Xi Jinping, descrevendo a ligação como um ponto de partida promissor para resolver problemas de longa data entre as duas nações. Essa expectativa é que resolveremos questões pendentes, usando o ‘início positivo nas relações China-EUA’ como base para avançar. A ideia é encontrar soluções para os desafios de comércio e seguridad entre os dois países, tornando o mundo um lugar mais pacífico e seguro, conforme afirmou o presidente eleito americano.
Xi Jinping também falou sobre a reunião, destacando que ambos líderes buscam um começo positivo para relações China-EUA. ‘Há diferenças inerentes entre a China e os Estados Unidos’, frisou o presidente chinês, ‘mas a chave para um relacionamento saudável é respeitar os interesses centrais e principais preocupações de cada país.’ Ele também mencionou a importância de ‘encontrar maneiras adequadas de resolver problemas que podem ser parceiros e amigos’. A China e os EUA concordaram em criar canais estratégicos de comunicação e manter contato constante sobre questões de interesse comum, de acordo com a mídia estatal chinesa.
A relação entre os EUA e a China é fundamental para a política externa do governo Trump. Com a indicação de representantes críticos em relação à China para o futuro gabinete do presidente eleito, os próximos passos em direção a uma parceria mais próxima entre os dois países são incertos. Além disso, a imposição de tarifas pelo presidente Trump e a retaliação chinesa criaram um cenário de tensão entre as duas potências. No entanto, o presidente eleito ainda elogiou Xi Jinping, chamando-o de ‘brilhante’ e ‘perigoso’.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo