A Fundação Roberto Marinho e a Fapesp promovem a iniciativa. Evento de premiação na zona rural do Centro acontece em plataforma online. Produtos regulamentados são distribuídos de forma automática.
A 3ª edição do Prêmio Ciência para Todos transmite sua terceira edição em São Paulo. Este ano, eles oficializaram os grandes vencedores em um evento de celebração que aconteceu no Museu Catavento, em São Paulo.
A ciência está sempre em evidência, e o Prêmio Ciência para Todos é mais uma oportunidade de promover a educação e o desenvolvimento de projetos que integram pesquisa e aplicação. Neste contexto, a ciência é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, e o prêmio visa celebrar e honrar os trabalhos que destacam a aplicação da ciência em diversas áreas.
Desenvolvimento de Atividades Científicas e Engajamento Comunitário
Em uma iniciativa inovadora, seis escolas públicas de São Paulo serão premiadas por incentivar o desenvolvimento de atividades científicas e promover o engajamento de estudantes e da comunidade escolar com a ciência e suas aplicações na educação e na vida. A categoria ‘Ensino Médio’ contempla as instituições IFSP (Campinas), E.E Severino Moreira Barbosa (Cachoeira Paulista) e E.E Padre Fidelis (Tanabi), enquanto a categoria ‘Ensino Fundamental’ inclui E.E Jesuíno de Arruda (São Carlos), EMEF Dr.João Maria de Araújo (Botucatu) e EMEF Ermides Barsaglini Gulla (Gavião Peixoto).
Promovida pela Fundação Roberto Marinho e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a iniciativa visa aproximar os jovens da ciência e mobilizou cerca de 180 escolas das redes estadual e municipal do estado de São Paulo, além de institutos federais de ensino médio técnico e profissionalizante e o Centro Paula Souza. Ao longo do caminho, estudantes e professores participaram de jornadas formativas em plataforma online do Canal Futura e da Fundação Roberto Marinho, recebendo orientações sobre o desenvolvimento de projetos de pesquisa e produção audiovisual, com certificação para todos ao final.
Os professores e estudantes premiados terão a oportunidade de visitar um centro de pesquisa apoiado pela FAPESP (com transporte, alimentação e mediação pedagógica incluídos), enquanto os professores proponentes, responsáveis pelos projetos e orientadores das equipes premiadas, receberão também um notebook.
Projetos Premiados: Inovação e Aplicação Prática
Durante a seleção, projetos inovadores foram desenvolvidos por estudantes de diversas escolas. Uma das propostas, desenvolvida por estudantes do ensino médio do IFSP Campus Campinas, criou um distribuidor automático de absorventes individuais para uso emergencial de quem menstrua na escola. Esse projeto resolveu um problema cotidiano, tornando o acesso ao produto mais fácil e confortável para todos.
Outro projeto, desenvolvido por estudantes da E.E Severino Moreira Barbosa, de Cachoeira Paulista, realizou um estudo etnobotânico de plantas medicinais utilizadas por moradores da zona rural da região. Além disso, um jogo de plantas medicinais foi criado para testar conhecimentos e ensinar a respeito da medicina natural.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo