Redes sociais e sites unificadores de imobiliárias são preferidos por 34% dos consumidores, seguidos por 31% que escolhem sites e aplicativos de imobiliárias específicas, de acordo com pesquisa da Loft em parceria com a Offerwise.
Diante do contexto atual, é possível notar um aumento significativo na busca por imóveis através das redes sociais, destacando-se a presença de sites e aplicativos imobiliários como opções de escolha para os consumidores.
Segundo uma pesquisa realizada pela Loft, empresa especializada em tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias em parceria com a Offerwise, as redes sociais foram identificadas como a preferência de quem busca por imóvel. Nesse sentido, os resultados comprovam o impacto cada vez mais relevante dos sites e aplicativos imobiliários na escolha dos consumidores. Além de satisfazer as necessidades dos usuários, esses recursos proporcionam uma interface mais eficiente e suave, facilitando a busca de opções de imóvel de acordo com as necessidades.
Redes Sociais: O Coração do Mercado Imobiliário
Os desafios na busca por imóveis são variados, mas, de acordo com a pesquisa realizada entre os dias 21 de outubro e 6 de novembro de 2024, 34% dos entrevistados utilizam redes sociais ou sites que reúnem várias imobiliárias como sua principal ferramenta de busca. Além disso, 31% preferem sites ou aplicativos de imobiliárias específicas, reforçando a importância das plataformas digitais no setor.
A tecnologia e os serviços financeiros estão cada vez mais integrados ao processo de busca por imóveis, e as redes sociais são um dos principais meios de acesso a essa informação. A pesquisa evidencia que as pessoas buscam mesclar a praticidade dos meios digitais com a segurança e personalização do atendimento presencial com corretores.
Um dos principais dados da pesquisa foi o uso das redes sociais, consideradas como um dos principais canais de busca por imóveis. Segundo o estudo, 34% dos entrevistados utilizaram redes sociais ou sites que reúnem várias imobiliárias, enquanto 31% preferiram sites ou aplicativos de imobiliárias específicas.
A busca por imóveis também envolve a procura presencial em ruas de interesse, com 27% dos entrevistados citando essa opção. Além disso, 23% destacaram a importância das placas de ‘vende-se’ nos imóveis e 21% a ajuda de corretores.
A combinação de abordagens online e presenciais parece ser a chave para atender às demandas do mercado de aluguel. A pesquisa sugere que as pessoas buscam experiências personalizadas e práticas ao mesmo tempo, o que pode ser alcançado por meio de uma abordagem que combina os benefícios dos meios digitais com a segurança e personalização do atendimento presencial.
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 de outubro e 6 de novembro de 2024, por meio de questionário com 1.200 respondentes distribuídos igualmente entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. Além disso, 21% dos entrevistados mencionaram a importância de anúncios e propagandas em redes sociais, reforçando a importância do marketing digital no setor imobiliário.
A transformação digital tem moldado a forma como imóveis são procurados e encontrados no Brasil, e as redes sociais estão no centro desse processo. A pesquisa identificou também que meios menos comuns de busca incluem leilões (8%) e grupos de WhatsApp (13%).
A seguir, há uma visão geral dos principais meios de busca por imóveis:
Redes Sociais: Uma Ferramenta de Busca
Redes sociais (34%)
Sites que reúnem várias imobiliárias (34%)
Sites ou aplicativos de imobiliárias específicas (31%)
Busca Presencial: Uma Opção Valiosa
Indicações de amigos ou familiares (29%)
Procura presencial em ruas de interesse (27%)
Placas de ‘vende-se’ nos imóveis (23%)
Ajuda de corretores (21%)
Abordagens Online e Presenciais: A Chave para o Sucesso
A combinação de abordagens online e presenciais parece ser a chave para atender às demandas do mercado de aluguel. A pesquisa sugere que as pessoas buscam experiências personalizadas e práticas ao mesmo tempo, o que pode ser alcançado por meio de uma abordagem que combina os benefícios dos meios digitais com a segurança e personalização do atendimento presencial.
Fonte: @ Portal VGV
Comentários sobre este artigo