Globo, SBT, Band, Record e RedeTV adaptam programação, cobrem tragédias climáticas no RS.Infraestrutura, logística, mobilizações, doações, marcas, agências econômicas, equipes produzem reportagens.Funcionários e empresas de mobilização avançam, tratando consequências e efeitos climáticos. (147 caractères)
Sergio Damasceno Silva 16 de maio de 2024 – 6h03 William Bonner, titular do Jornal Nacional, ancorando o noticiário diretamente do Rio Grande do Sul desde o dia 6 (Crédito: Reprodução). ‘Faz 28 anos que repito toda vez aqui o ‘boa noite’. Então, você vai me perdoar porque eu vou repetir de novo que lugar para ajudar você encontra no Rio Grande do Sul.
No segundo parágrafo, o jornalista destacou a importância do estado do RS para a cobertura jornalística nacional, ressaltando a diversidade cultural e a relevância das notícias locais. ‘É sempre um prazer trazer as novidades do Rio Grande do Sul para todo o Brasil’, afirmou Bonner, enfatizando a conexão entre a região e o público brasileiro de norte a sul.
Rio Grande do Sul: Enchentes e Consequências Climáticas
‘Amanhã, estarei de volta ao vivo aqui com o Jornal Nacional. Uma boa noite para você’, mencionou na última segunda-feira 13 o âncora principal e editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner. De fato, o titular do JN está em Porto Alegre (RS) desde o dia 6 para cobrir a tragédia das enchentes dos rios do estado.
RS: Impacto das Chuvas em 446 Municípios
O Rio Grande do Sul tem 497 municípios e, desses, 446 sofrem com as chuvas, cujos primeiros alertas vermelhos foram emitidos no dia 29 de abril pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Assim, de lá para cá, a situação se agravou e mais de 2 milhões de gaúchos foram diretamente atingidos pelas consequências dos efeitos climáticos.
Tragédia Climática: Números Atualizados
Portanto, são cerca de 540 mil pessoas desabrigadas, 149 mortos e 112 desaparecidos até o momento desta publicação. Demais dados, fornecidos pela Defesa Civil, destacam que quase 80 mil pessoas estão em abrigos, há 806 feridos, mais de 76 mil pessoas foram resgatadas e mais de 11 mil animais resgatados.
Infraestrutura e Logística de Apoio no RS
Ainda, o apoio de infraestrutura e logística é de quase 28 mil pessoas, mais de 4 mil viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.
Mobilizações e Doações em Rio Grande do Sul
As marcas têm feito mobilizações para viabilizar doações aos moradores do Rio Grande do Sul. As agências de publicidade do estado, assim como de vários segmentos da economia, estão paralisadas e os funcionários dessas empresas também estão na mobilização para ajudar os conterrâneos.
Impacto na Programação de TV Aberta
A tragédia, uma das maiores do País decorrente de mudanças climáticas, fez com que as principais emissoras de TV aberta adaptassem grande parte de sua programação, inclusive com o envio de equipes, para a cobertura das consequências das chuvas e enchentes em toda a região.
Globo: Cobertura Abrangente e Audiência Expressiva
Desde o início das chuvas, a Globo noticia os acontecimentos, que se intensificaram dia a dia. Assim, a afiliada local, a RBS, trabalha, desde o dia 29 de abril, diária e diretamente com as equipes da Globo na produção das reportagens e avalia, a todo momento, a cobertura da crise para o estado e todo o País.
Equipes Deslocadas para Apoiar o RS
Assim, na semana passada, cerca de 68 profissionais do jornalismo foram deslocados do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília para apoiar a RBS com tudo o que fosse necessário. Portanto, desde a segunda-feira passada, 6, o Bom dia Brasil e o Jornal Nacional, da Globo, e o Em Pauta, da GloboNews, têm suas transmissões feitas diretamente do Rio Grande do Sul. E toda a programação dos canais (TV Globo e GloboNews) conta com entradas ao vivo e reportagens com o que acontece nas regiões afetadas.
Fonte: @ Meio&Mensagem
Comentários sobre este artigo