Poeira densa invadiu o céu na tonalidade amarelada em cidades do sul, capturada pelo Serviço de Monitoramento com Imagens de satélite, sinalizando possível impacto de poeira do continente africano.
A poeira saiu do Saara e saiu em direção à Itália após ciclone na África, onde foi registrada por imagens de satélite do Serviço de Monitoramento da Atmosfera Corpenicus. O fenômeno foi capturado no domingo, 2.
A poeira foi movimentada pelo vento e suspensa no ar antes de seguir em direção à Itália, espalhando-se em nuvens. O fenômeno é resultado de ciclones que ainda atingem o Saara, causando deslocamentos de poeiras.
Poeira: a ‘nuvem suspensa’ que varria continente africano
A poeira é um fenômeno comum na região, especialmente após ciclones intensos como o que atingiu o continente africano no fim de semana. Segundo o Corpenicus, as cidades do sul da Itália foram as mais atingidas pelo fenômeno. Moradores da Sicília e da Calábria presenciaram a ‘troca’ de cor do céu, deixando-o em tonalidade amarelada. O Copernicus emitiu um alerta sobre o fenômeno, apontando que a suspensão de poeira na atmosfera pode afetar a qualidade do ar, a visibilidade e a saúde respiratória. De tempos em tempos, as rajadas de vento transportam poeira densa da África para o continente europeu.
A nuvem suspensa de poeira percorreu quilômetros até chegar à Europa. A suspensão de poeira na atmosfera pode afetar a qualidade do ar, a visibilidade e a saúde respiratória. O Copernicus emitiu um alerta sobre o fenômeno, lembrando que a suspensão de poeira na atmosfera pode afetar a qualidade do ar, a visibilidade e a saúde respiratória. As cidades italianas foram as mais atingidas, assim como a Grécia na segunda-feira, 3, de acordo com os dados do Corpenicus.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo