Atenção integral à saúde e segurança do trabalhador do SUS é discutida por gestoras da pasta focando em Saúde Pública e Política de Saúde para melhorar Serviços de Saúde com Gestão de Saúde e Atendimento Médico.
O público-alvo do evento são trabalhadores da saúde do Brasil, sobretudo os profissionais que atuam em unidades de saúde pública, que são os principais beneficiários da assistência oferecida pelo Estado. Com foco na boa gestão do trabalho, o encontro visa fortalecer a capacidade de trabalho dos profissionais e assegurar a manutenção da saúde de toda a população brasileira.
Com o objetivo de discutir a geração e a implementação de políticas públicas na área da saúde, o 2° EnconTrabs contará com a participação de especialistas em gestão de recursos humanos e de saúde. A transmissão virtual, ao vivo, no canal do DATASUS no YouTube, proporcionará a oportunidade de que os profissionais possam acompanhar o encontro de forma gratuita e sem afetar seus planos de trabalho. A conferência visa promover a melhoria do bem-estar dos trabalhadores de saúde e, consequentemente, a melhoria da saúde da população.
Integração e Fortalecimento da Gestão do Trabalho na Saúde
O evento reúne gestoras e representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) para debater temas relacionados à Saúde Pública, com o objetivo de apoiar o fortalecimento e a integração das áreas de Gestão do Trabalho na Saúde (GTS) dos estados, municípios e Distrito Federal, visando a construção de uma Política de Saúde baseada em múltiplos conhecimentos e estratégias voltadas à qualificação do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir condições de saúde e segurança de trabalhadores do SUS, construindo ambientes de trabalho livres de violência e com respeito aos direitos fundamentais.
Participantes e Temas
A secretária da SGTES, Isabela Pinto, irá participar do 2° EnconTrabs, que tem como tema o Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde e Segurança da Trabalhadora e do Trabalhador do SUS (PNAIST/SUS). A coordenadora-geral de Gestão e Valorização do Trabalhado na Saúde (CGVATS) e responsável pela proposta do programa, Erica Bowes, também participará do evento. Além disso, a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhado da Saúde (COSSETS), Flávia Ferreira; a coordenadora nacional de Promoção da Regularidade do Trabalho na Administração Pública (CONAP), do MPT, Séfora Char; a secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (SindSaúde-BA), Ana Carina Dunham, a vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB), Ana Carina Dunham; e a subcoordenadora de Gestão do Trabalho na Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP-RN), Ingrid Beatriz, participarão da discussão.
A Importância do Encontrabs
Ao destacar a importância do Encontrabs, o diretor substituto de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS), Gustavo Hoff, pontua que ‘o Ministério da Saúde, comprometido com o desenvolvimento de políticas públicas, tem se dedicado a um trabalho participativo e democrático, envolvendo diversos atores e atrizes, como representantes do controle social, gestores, trabalhadores, além de representantes do SUS, outros ministérios e instituições, para fortalecer a atuação da gestão do trabalho na área da saúde’. Além disso, o programa busca colaborar com outras secretarias da pasta, com diversos ministérios e com as secretarias estaduais de Saúde na implementação de medidas que garantam condições de saúde e segurança de trabalhadores do SUS.
Informações Adicionais
Mais informações sobre o 2° EnconTrabs podem ser solicitadas pelo e-mail ou pelo telefone Sobre o programa O Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde e Segurança da Trabalhadora e do Trabalhador do SUS surge como uma resposta às demandas de trabalhadores da Saúde e deve estar articulado com ações de outras áreas e setores.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo