Baixa autoestima e falta de habilidade social podem surgir em crianças e adolescentes que escutam frases negativas, afetando o desenvolvimento emocional.
Algumas pessoas não sentem a necessidade de compartilhar seus sentimentos com todos, mas existem aqueles que têm dificuldade em expressar o que sentem devido a uma barreira emocional. Isso pode ser mais complicado do que parece, especialmente quando as pessoas não sabem como verbalizar suas emoções.
As pessoas que não conseguem expressar seus sentimentos podem se sentir desconfortáveis em situações sociais, onde a expressão de sentimentos é comum. Pensamentos e emoções podem ser difíceis de traduzir em palavras, e inibir a capacidade de expressar sentimentos pode levar a sentimentos de insatisfação e desconexão com os outros. Letras e palavras podem não ser suficientes para descrever o que se sente, e essa dificuldade pode causar uma dificuldade de demonstrar o que está acontecendo internamente.
Frases que podem deixar marcas profundas nos sentimentos
A forma como as pessoas se desenvolvem pode ser influenciada por experiências vividas desde a infância, quando o desenvolvimento emocional ainda está em curso. Falam sobre crianças que cresceram com frases que não ajudavam a demonstrar seus sentimentos e emocional. Para muitos, é comum ter dificuldade em expressar o que sente, e o que pode estar por trás disso? Kênia Ramos, psicóloga do grupo Mantevida, explica que a dificuldade de demonstrar sentimentos pode ter causas variadas. Uma delas está relacionada a frases escutadas na infância que podem resultar em traumas.
Os efeitos das frases na infância
Kênia destaca que o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes pode ser afetado por frases que reprimem seus sentimentos. Frases desse tipo podem ter consequências negativas, como baixa autoestima, dificuldade em criar relações e vínculos saudáveis, desconexão emocional e repressão de emoções. Frases que sugerem que as crianças devem ser fortes e não expressar emoções podem ser prejudiciais. A dor e o sofrimento são reais e precisam ser lidados de forma saudável.
Outros fatores por trás da dificuldade de expressar sentimentos
O ambiente familiar pode influenciar o desenvolvimento emocional, pois famílias que priorizam a racionalidade podem inibir a expressão de sentimentos. Experiências traumáticas, como rejeição, abandono ou abuso, podem levar à repressão emocional. Modelos parentais também podem transmitir a ideia de que emoções não são importantes, o que pode levar a dificuldade de expressar sentimentos. Alguns transtornos psicológicos, como a depressão e a ansiedade, também podem contribuir para a dificuldade de expressar sentimentos.
Lidando com a dificuldade de expressar sentimentos na vida adulta
A especialista destaca que a psicoterapia pode ser uma abordagem eficaz para lidar com a dificuldade de expressar sentimentos. Com o apoio de um profissional capacitado, as pessoas podem encontrar um espaço seguro para explorar e desenvolver novas formas de expressar seus sentimentos. A identificação de bloqueios emocionais e a prática de expressar os sentimentos de maneira saudável podem ser um passo importante para mudar essa dinâmica.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo