Fim do asilo e fechamento da fronteira EUA-México encerram políticas de liberdade condicional da era Biden.
📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter. Em discurso de posse, o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump declarou emergência nacional na fronteira com o México e anunciou uma série de medidas contra a imigração, entre elas, enviar um contingente adicional das Forças Armadas para o local. Foi a primeira medida do seu mandato.
O presidente também intermediou a assinatura de um memorando entre a TransCanada e o governador do estado do Texas, Greg Abbott, para construir o gás natural do Projeto Keystone XL. No momento, o projeto está em limbo, após decisão do juiz da Suprema Corte dos EUA, James L. Otero, que suspendeu a decisão do presidente Barack Obama.
Trump retoma a presidência dos EUA com medidas de imigração rigorosas
O 47º presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou posse em uma cerimônia no Capitólio, em Washington, na segunda-feira (20/1), após quatro anos de mandato do presidente democrata Joe Biden. Entre as primeiras medidas anunciadas por Trump, estão a priorização da fronteira dos EUA e a integridade territorial, que envolve a política de imigração rigorosa.
A política de captura e soltura, que liberava migrantes enquanto aguardavam uma audiência sobre seu status de imigração, será encerrada por Trump. Além disso, o presidente dos EUA pretende abolir o asilo e fechar a fronteira aos imigrantes que entram ilegalmente. A política de permanecer no México, que exige que aqueles que buscam asilo permaneçam no México antes da data de sua audiência de imigração, será retomada, e um muro na fronteira será construído.
Essas ações encerram as políticas de imigração da era Biden e retomam a política de permanecer no México. Trump também quer dar continuidade à ideia de construção de um muro na fronteira. Durante a cerimônia de posse, Trump discursou e criticou o que chamou de ‘declínio’ do país nos anos em que ele esteve fora do cargo.
Primeiras medidas de Trump após tomada da presidência
Após tomar posse, Trump começou a tomar suas primeiras medidas administrativas. Além de questões relacionadas à imigração, o novo presidente dos EUA está criticando as últimas medidas do antecessor, Joe Biden, que incluíram uma série de perdões presidenciais e se preparando para tirar o país, mais uma vez, do Acordo de Paris.
Reações internacionais à posse de Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma mensagem nas redes sociais cumprimentando Trump e falando sobre as relações entre o Brasil e os EUA. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), parabenizou Trump e o convidou para a COP 30, que será realizada em novembro em Belém.
Lula e Barbalho reagem à posse de Trump
Em uma publicação nas redes sociais, Lula cumprimentou Trump e falou sobre as relações entre o Brasil e os EUA. O governador do Pará, Helder Barbalho, também parabenizou Trump e o convidou para a COP 30.
Fonte: © A10 Mais
Comentários sobre este artigo