Instituição oferece 180 vagas no Vestibular 2025, 30 a mais que no ano anterior, com Sistema de Cota para Engenharia Aeroespacial Militar.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), finaliza hoje as inscrições para o vestibular de 2025. Até o momento, mais de 8,7 mil candidatos já se inscreveram. O prazo para inscrições foi estendido até hoje, devido à grande procura dos interessados.
No segundo parágrafo, destaca-se a importância do Instituto Tecnológico de Aeronáutica na formação de profissionais altamente qualificados para o mercado. O ITA é reconhecido nacionalmente pela excelência de seu ensino e pela contribuição significativa para o desenvolvimento tecnológico do país.
ITA: A Instituição Tecnológica Aeronáutica em Destaque
No ano de 2025, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está oferecendo um total de 180 vagas em seu vestibular, um aumento de 30 vagas em relação ao ano anterior. Dessas vagas, 140 são destinadas a candidatos interessados em seguir carreiras civis, enquanto 40 são direcionadas àqueles que almejam uma carreira militar. Em um esforço para promover a diversidade, 20% das vagas estão reservadas para candidatos negros, que devem se autodeclarar como tal no momento da inscrição para terem acesso ao sistema de cotas.
Os cursos oferecidos pelo ITA têm uma duração de 5 anos e abrangem oito áreas da engenharia, incluindo Aeroespacial, Civil-Aeronáutica, Computação, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Sistemas e Energia. Até o momento, 6.925 candidatos já se inscreveram para o vestibular, de acordo com dados divulgados pelo instituto. O acesso ao edital e às inscrições deve ser feito diretamente no site do ITA.
O processo seletivo do ITA é conhecido por sua concorrência acirrada e é dividido em duas etapas eliminatórias. A primeira fase está marcada para o dia 13 de outubro de 2024 e consiste em uma prova com 48 questões objetivas, abrangendo matemática, física, química e inglês. Já a segunda fase ocorrerá entre os dias 5 e 8 de novembro, com provas dissertativas em diferentes disciplinas.
O ITA, que faz parte do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e está situado em São José dos Campos, é uma das instituições de ensino mais renomadas do país. Com um foco especial na formação de profissionais altamente qualificados para atuar no setor aeroespacial, o ITA se destaca como uma referência em excelência acadêmica e científica.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo