Wagner Moura, além de ator, dirigiu clipes e teve estreia como protagonista na televisão, mostrando sua experiência em diferentes áreas da indústria.
O ator Wagner Moura celebra, hoje, quinta-feira (27), 47 anos de vida, sendo 28 deles dedicados à sua notável trajetória na televisão, no cinema e, mais recentemente, nos serviços de streaming. O baiano, natural de Salvador, destacou-se como ator em obras como os longas ‘Carandiru’ e ‘Tropa de Elite’, além da novela ‘Paraíso Tropical’, da TV Globo.
Além de seu talento como ator, Wagner Moura também se aventurou como diretor em alguns projetos, demonstrando sua versatilidade e paixão pela arte. O baiano continua a ser uma figura influente e respeitada no cenário audiovisual brasileiro, deixando sua marca indelével por onde passa.
Wagner Moura: Ator, Diretor, Baiano
Wagner Moura, além de sua extensa carreira na televisão como ator, também se destacou em outras áreas da indústria do entretenimento, como a direção e a produção. A estreia do talentoso baiano como protagonista de ‘Guerra Civil’, que chegou aos cinemas em todo o mundo recentemente, como diretor não foi em um filme ou série convencional. Sua primeira incursão nessa seara foi dirigindo o clipe da música ‘Te Amo’, de Vanessa da Mata.
O clipe, todo em preto e branco, apresenta uma bailarina solitária interpretando a letra da canção de forma profunda e sincera. A música, parte do álbum ‘Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias’, aborda a persistência do amor verdadeiro em uma declaração emocionante, lançada em 2011.
No universo cinematográfico, a estreia de Wagner Moura como diretor foi em ‘Marighella’, baseado na biografia de Mário Magalhães sobre o guerrilheiro que incendiou o mundo. O filme, que contou com Seu Jorge no papel principal, reuniu renomados atores nacionais como Adriana Esteves, Bruno Gagliasso, Herson Capri e Humberto Carrão, além do deputado federal Pastor Henrique Vieira.
‘Marighella’ teve sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Berlim em 2019 e estava programado para chegar aos cinemas brasileiros no Dia da Consciência Negra daquele ano. No entanto, devido a questões com a Ancine, a estreia oficial foi adiada para 2021, devido à pandemia de Covid-19. O filme foi destaque no Grande Prêmio de Cinema Nacional, o Grande Otelo, em 2022, conquistando 8 prêmios, incluindo Melhor Longa-Metragem de Ficção e Melhor Direção para Wagner Moura.
Além de sua incursão bem-sucedida na direção de filmes, Wagner Moura também se aventurou na direção de séries. Após seu papel em ‘Narcos’, que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro, ele retornou à franquia em ‘Narcos México’ para interpretar brevemente Pablo Escobar e dirigir dois episódios. ‘Narcos’, com produção-executiva de José Padilha, também contou com a produção de Wagner em projetos como ‘Sergio’, ‘Serra Pelada’ e ‘Marighella’.
Com uma carreira tão diversificada e repleta de sucessos, Wagner Moura continua a surpreender e encantar o público com sua versatilidade e talento excepcionais.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo